Ubuntu Disco Dingo

A tradição não foi quebrada: assim como outubro, abril continua sendo o mês de lançamento oficial de uma nova versão do Ubuntu Linux. De codinome Disco Dingo, o Ubuntu 19.04 traz kernel Linux 5.0 e softwares como LibreOffice 6.2.2 e Mozilla 66 entre os destaques.

Do Linux 5.0 já falamos aqui. Essa versão do kernel não possui grandes novidades, mas traz recursos importantes, como suporte às GPUs de arquitetura Nvidia Turing e compatibilidade com o padrão de criptografia Adiantum, além das obrigatórias otimizações de desempenho e segurança.

Para as funções de desktop, o principal atrativo do Ubuntu 19.04 é o ambiente gráfico Gnome 3.32, que chega com promessa de mais desempenho — graças às animações mais suaves, por exemplo —, incremento no visual e ferramentas aprimoradas, a exemplo do gerenciador de arquivos Nautilus, que agora conta com uma função de favoritos mais intuitiva.

No que diz respeito às ferramentas básicas, a Canonical chama atenção para a suíte LibreOffice 6.2.2, o navegador Firefox 66 e o cliente de e-mail Thunderbird 60. Recursos como GCC 9, Python 3.7.3, Ruby 2.5.5, PHP 7.2.15 e Perl 5.28.1 se destacam no quesito desenvolvimento.

Ubuntu 19.04

O Ubuntu 19.04 já está disponível no site oficial. Usuários do Ubuntu 18.10 podem fazer o update a partir das opções de atualização de software do sistema. Note que esta não é uma versão LTS (Long Term Support), portanto, não conta com suporte prolongado — aqui, as atualizações de software estão garantidas até janeiro de 2020.

Vale destacar também que o novo Ubuntu está disponível em outros “sabores”, como o Kubuntu 19.04 (com KDE) e o Ubuntu Mate 19.04 (com uma interface mais enxuta, adequada a computadores antigos ou básicos).

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados