Japão começa a testar trem-bala que alcança 400 km/h

Chamado de Alfa-X, novo trem-bala japonês já faz viagens de testes, mas deverá entrar em operação somente em 2030

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Trem-bala Alfa-X

O Japão começou a testar uma nova geração de trens-bala. Com codinome Alfa-X, o protótipo chama atenção por atingir velocidades de até 400 km/h. Mas viagens regulares com esse modelo não começarão tão cedo: a previsão é a de que a operação comercial do novo trem tenha início somente em 2030.

No visual, o Alfa-X chama atenção por trazer um “nariz” bastante alongado. Obviamente, essa é uma das características aerodinâmicas que permitem que o trem-bala alcance velocidades elevadas e, ao mesmo tempo, lide com a resistência do vento, principalmente dentro de túneis.

De todo modo, esse design poderá ser mudado: a frente atual tem 22 metros, mas uma variação com 16 metros de comprimento também deverá ser testada. A ideia é avaliar qual opção combina maior ganho aerodinâmico com o menor nível possível de ruído.

Trem-bala Alfa-X

A atual fase de testes começou na semana passada e deverá durar três anos. A previsão é a de que o Alfa-X faça pelo menos duas viagens semanais entre as cidades de Aomori e Sendai à noite, depois do término da operação comercial.

As características técnicas do Alfa-X incluem dez carros (ou vagões), sistemas de freio a ar no teto em complemento aos freios tradicionais, redução de velocidade auxiliada por placas magnéticas posicionadas perto dos trilhos, amortecedores e suspensão a ar para mais estabilidade e conforto, e dispositivos para diminuir o risco de danos em caso de terremoto.

Embora a velocidade máxima seja de 400 km/h, a velocidade padrão nas viagens abertas ao público deverá ficar na casa dos 360 km/h. Essa capacidade fará do Alfa-X o trem-bala “convencional” mais rápido do mundo. Se considerarmos a tecnologia de levitação magnética, o trem mais rápido atualmente é o maglev de Xangai, que pode chegar a 431 km/h.

O Japão pretende assumir esse título, mas não com o Alfa-X: em 2027, o país deverá abrir uma linha de maglev entre Tóquio e Nagoia cujo trem poderá bater 505 km/h.

Com informações: The Telegraph, Designboom.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados