Uber Air ganha novo conceito de veículo voador feito pela Embraer

Novo conceito da Embraer tem mudanças no design; Uber espera que veículos voadores sejam mais baratos que carros

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Conceito do eVTOL apresentado pela Embraer

A EmbraerX revelou nesta terça-feira (11), durante a conferência Uber Elevate em Washington (EUA), o novo conceito do seu veículo voador elétrico chamado eVTOL (electric Vertical Take-off and Landing). O projeto é fruto de uma parceria fechada entre a Embraer e a Uber em 2017. A proposta é testar táxis voadores já em 2020, com a primeira apresentação pública marcada para ocorrer na Dubai World Expo.

A intenção da Uber é lançar o Uber Air em 2023. A companhia espera que, no início das operações, o serviço já será mais barato que um voo de helicóptero. E depois que os serviços de veículos elétricos, autônomos e compartilhados se tornarem sólidos, chegará um dia que usar um Uber Air será mais barato que comprar e manter um carro. A previsão foi dada por Eric Allison, líder da Uber Elevate.

Mudanças no design e otimizações do eVTOL

O novo conceito do eVTOL apresentado pela EmbraerX à Uber traz algumas mudanças em design: diferente do anterior, que trazia quatro hélices menores no topo e uma maior na cauda para a propulsão na horizontal, o novo modelo adota dois propulsores horizontais na cauda e oito hélices menores no topo.

A EmbraerX comenta que o novo conceito é resultado de testes e simulações para otimização operacional do ambiente urbano, priorizando alta confiabilidade, baixos custos de operação, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo.

“A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído”, disse Mark Moore, diretor de engenharia de aviação da Uber, em comunicado.

A capacidade permanece a mesma: cabem quatro pessoas e há fácil acesso para todos — em uma das imagens de divulgação, a empresa mostra uma cadeira de rodas dentro do veículo.

A EmbraerX é uma subsidiária de inovação da brasileira Embraer, com sede na cidade de Melbourne, na Flórida. A empresa faz parte da Uber Elevate Network, “rede que está co-criando o futuro do transporte aéreo urbano sob demanda”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados