O Fotolog morreu de novo e quase ninguém reparou

O Fotolog voltou em 2018 como uma alternativa ao Instagram; rede social guardava fotos antigas, mas saiu do ar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Fotolog

No ano passado, o Fotolog ressurgiu das cinzas como uma alternativa ao Instagram: ele permitia publicar apenas uma vez por dia, e exibia as imagens de seus amigos em ordem cronológica no feed. Além disso, a rede social ainda guardava suas fotos antigas dos anos 2000. No entanto, ela saiu do ar no final de janeiro e não voltou mais.

O Fotolog saiu do ar em 2016 sem nenhuma explicação nem aviso, e parecia morto de vez. Então, em maio de 2018, ele retornou com um novo design e a proposta de uma foto por dia para “promover conexões reais entre nós, em vez de conexões geradas por algoritmos”.

A rede social estava funcionando normalmente até o final de janeiro de 2019. Então, os usuários começaram a se deparar com o “erro 502”, indicando que houve uma falha no servidor impedindo o site de ser carregado.

De acordo com o Internet Archive, o Fotolog ficou fora do ar ao longo de fevereiro, redirecionando para o endereço maintenance.fotolog.com. Em março, apareceu a mensagem “estamos fazendo uma manutenção em nosso sistema; fique ligado em nossa página no Facebook”, mas o perfil não é atualizado desde 2018.

Fotolog

A mensagem de “manutenção no sistema” permaneceu ao longo dos meses seguintes. O Internet Archive salvou o último snapshot do site em 22 de maio. Depois dessa data, ele ficou fora do ar.

Se você tentar acessá-lo agora, a mensagem de erro é diferente: “não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de fotolog.com”.

App do Fotolog para Android também saiu do ar

O aplicativo oficial para Android acumula reclamações na Google Play Store desde o final de janeiro. “Estou muito chateada com o Fotolog, simplesmente parou de funcionar, levando anos de memórias e sem dar qualquer tipo de satisfação”, disse uma usuária. “O Fotolog não está abrindo de jeito nenhum, tanto o app quanto o site, só mostram uma mensagem de erro do Cloudflare”, aponta outro.

Este app para Android — que basicamente exibia a versão web do Fotolog — não é atualizado desde maio de 2018. O app para iPhone foi lançado no ano passado, mas deixou de aparecer na App Store da Apple.

Mais uma vez, o Fotolog deixou de existir sem dar uma explicação. Será que agora é definitivo?

Usuários do Android se queixam que Fotolog está offline:

Fotolog

Receba mais sobre Fotolog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados