Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Novo método de transferência de arquivos, o Fast Share fará o antigo Android Beam ser descontinuado

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Android Beam deverá ser descontinuado em breve pelo Google. O método de compartilhamento de arquivos via NFC será substituído pelo Fast Share, que poderá transferir arquivos de forma parecida com o AirDrop, disponível em aparelhos da Apple.

Segundo o 9to5Google, que teve acesso ao Fast Share, ainda não há informações sobre quando ele será oficialmente liberado. O site testou o recurso em um Pixel 3 XL com Android Q, mas espera que ele seja oferecido também em outras versões do Android com o Google Play Services.

Com a chegada do novo método de transferência de arquivos, o Google dispensará o Android Beam, que foi liberado em 2011 ainda com o Android 4.0 Ice Cream. A ideia é que o Fast Share seja capaz de enviar arquivos com mais rapidez para outros dispositivos Android e Chromebooks.

O novo método depende do GPS, para encontrar aparelhos próximos, e do Bluetooth, para começar a comunicação. Em seguida, cria-se uma conexão Wi-Fi direta entre os dois dispositivos para transferir os arquivos.

É possível enviar tanto arquivos como imagens, áudios e documentos, quanto informações como URLs e textos. Para compartilhar, basta selecionar o ícone Nearby ou seguir o caminho Configurações > Google > Fast Share.

Após definir o nome do dispositivo e habilitar o Fast Share, basta aproximar o aparelho de um Android, um Chromebook, um relógio inteligente ou até mesmo um iPhone. O outro aparelho permitirá, então, aceitar ou recusar a transferência e exibirá informações sobre a conexão.

Para aparelhos que realizam transferências frequentemente, o Fast Share permitirá, ainda, oferecer uma visibilidade preferencial. Assim, um determinado dispositivo poderá tentar enviar arquivos mesmo que o destinatário esteja com o recurso desabilitado.

Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados