Instagram vai avisar usuários prestes a serem banidos

Alerta ficará na área de notificações e começa a valer para todo mundo, já nos próximos meses

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram vai começar a alertar usuários que publicarem algo que fere as regras de uso da rede social, de forma semelhante aos strikes e flags que o YouTube faz com seus criadores. A ideia é de deixar claro que a conta que recebeu o aviso será deletada se não mudar a forma de agir.

Na imagem é possível notar que existe uma linha do tempo com os stories, comentários, publicações na linha do tempo e demais conteúdos que precisaram ser excluídos e o motivo que levou o Instagram a tomar a atitude – cada remoção com seu motivo, de forma separada. Além disso, no começo da tela existe a frase “sua conta pode ser apagada”, com um link para as regras de uso e que serve de um alerta para que o usuário mude de atitude para não perder tudo que já foi postado.

O Instagram já remove qualquer conteúdo que fale sobre discurso de ódio, nudez e pornogragia, assédio, bullying, venda de drogas e políticas antiterrorismo. Este alerta antes da decisão final é comum no YouTube, que envia até três avisos para que o criador evite perder o canal ao desrespeitar repetidas vezes os termos de uso do site.

Mesmo que com mais transparência antes mesmo de apagar a conta do usuário, a página não oferece acesso rápido para refutar a remoção do conteúdo. A lista inclui fotos que já geraram polêmica em outras redes, como mulheres amamentando ou então informações sobre menstruação. O caminho para qualquer reclamação de conteúdo que pode ter sido apagado por engano ainda está na parte de ajuda, dentro de configurações.

O aviso chega em forma de notificação, fica disponível na área reservada aos alertas (onde ficam as curtidas e comentários, por exemplo) e será implementado todos os usuários nos próximos meses.

Com informações: Instagram.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados