Tesla é investigada após atualização que reduz risco de incêndio em carros

O órgão americano de segurança no trânsito analisa se a Tesla escondeu algum defeito de seus clientes

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tesla Model S (Imagem: Divulgação/Tesla)
Tesla Model S

A Tesla liberou em maio uma atualização de software para diminuir o risco de incêndios nas baterias de seus carros. A correção, no entanto, não foi bem recebida por alguns clientes e, agora, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês) investiga a empresa.

O órgão americano quer identificar se a Tesla escondeu algum defeito de seus clientes e se a atualização, liberada no Model S e o Model X, é suficiente para garantir segurança. Caso conclua que não, a empresa poderá ser obrigada a realizar um recall com os veículos afetados.

A investigação foi aberta após um grupo de clientes da Tesla enviar uma petição à NHTSA. O documento acusa a empresa de usar a atualização para “mascarar e encobrir um problema potencialmente amplo e perigoso com as baterias de seus veículos”.

Os motoristas afirmam ainda que a atualização reduziu a autonomia dos carros em uma carga completa. “Para a maioria dos proprietários, logo após atualizar seus carros, descobriu-se que eles haviam sofrido uma queda repentina e significativa na quantidade de milhas disponíveis”, aponta a petição.

O grupo critica a “confusão e incerteza generalizadas” sobre o objetivo da Tesla com suas atualizações e a segurança que os veículos realmente oferecem.

A Tesla não se posicionou sobre a ação de seus clientes. Em maio, porém, a companhia afirmou que a atualização foi liberada com uma “abundância de cuidado” após dois incêndios registrados na Ásia. Na ocasião, a empresa informou que a correção mudaria configurações do software de gerenciamento da bateria, mas não revelou que os carros poderiam percorrer uma distância menor por carga.

Com informações: The Verge, CNBC.

Receba mais sobre Tesla na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados