Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google Maps libera modo anônimo no app para Android

Navegação anônima serve mais para evitar sugestões personalizadas

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google começou a liberar o modo anônimo do Google Maps, que permite a busca por endereços e quase todas as funções do app sem deixar rastros. A novidade está chegando para todos no Android e usuários de iPhone ou iPad ainda ficam na lista de espera para o recurso.

google maps modo anonimo

O modo anônimo do Google Maps foi anunciado durante o Google I/O deste ano, que aconteceu em julho de 2019. Quando habilitado, o modo anônimo continua exibindo a localização do usuário, permite traçar rotas e buscar por endereços ou informações sobre locais.

As restrições ficam em alguns pontos:

  • Nenhuma busca será salva no histórico da conta;
  • Notificações não serão enviadas pelo Google Maps;
  • Compartilhamento de localização não funcionará;
  • Histórico de localização não será atualizado;
  • Atividade do usuário não será utilizada para personalizar o aplicativo.

Mesmo em modo anônimo, o provedores de internet e aplicativos terceiros continuarão sabendo sua localização – como a Uber, que utiliza mapas do Google para saber onde você está.

google maps modo anonimo tela

Se você quer ativar este modo, basta abrir o aplicativo, tocar na sua foto que fica no canto superior direito e depois tocar em “Ativar modo de navegação anônima”. O aplicativo é reiniciado e uma barra preta aparece no topo, alertando que o uso do app não é mais o mesmo.

Assim como já acontece com praticamente qualquer novo recurso que o Google libera em seus aplicativos ou serviços, a novidade é entregue aos poucos para todos os usuários durante as próximas semanas. Quem tem um iPhone, iPad ou iPod Touch receberá o modo anônimo do Google Maps em breve.

Com informações: Google.