Google Maps libera modo anônimo no app para Android

Navegação anônima serve mais para evitar sugestões personalizadas

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google maps modo anonimo

O Google começou a liberar o modo anônimo do Google Maps, que permite a busca por endereços e quase todas as funções do app sem deixar rastros. A novidade está chegando para todos no Android e usuários de iPhone ou iPad ainda ficam na lista de espera para o recurso.

O modo anônimo do Google Maps foi anunciado durante o Google I/O deste ano, que aconteceu em julho de 2019. Quando habilitado, o modo anônimo continua exibindo a localização do usuário, permite traçar rotas e buscar por endereços ou informações sobre locais.

As restrições ficam em alguns pontos:

  • Nenhuma busca será salva no histórico da conta;
  • Notificações não serão enviadas pelo Google Maps;
  • Compartilhamento de localização não funcionará;
  • Histórico de localização não será atualizado;
  • Atividade do usuário não será utilizada para personalizar o aplicativo.

Mesmo em modo anônimo, o provedores de internet e aplicativos terceiros continuarão sabendo sua localização – como a Uber, que utiliza mapas do Google para saber onde você está.

google maps modo anonimo tela

Se você quer ativar este modo, basta abrir o aplicativo, tocar na sua foto que fica no canto superior direito e depois tocar em “Ativar modo de navegação anônima”. O aplicativo é reiniciado e uma barra preta aparece no topo, alertando que o uso do app não é mais o mesmo.

Assim como já acontece com praticamente qualquer novo recurso que o Google libera em seus aplicativos ou serviços, a novidade é entregue aos poucos para todos os usuários durante as próximas semanas. Quem tem um iPhone, iPad ou iPod Touch receberá o modo anônimo do Google Maps em breve.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados