Alienware Concept UFO é um PC gamer com formato de Nintendo Switch

Dell Alienware Concept UFO tem design inspirado no portátil da Nintendo, mas é um PC

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dell Alienware Concept UFO

O que é que tem cara de Nintendo Switch, tamanho de Nintendo Switch, controles de Nintendo Switch, mas não é um Nintendo Switch? O Alienware Concept UFO. Estamos falando de um PC gamer portátil que a Dell decidiu apresentar na CES 2020.

Em fase de conceito, como o próprio nome diz, o equipamento tem design inegavelmente inspirado no console da Nintendo. A intenção é permitir que o usuário usufrua de jogos para PCs com a conveniência de um videogame portátil.

A Dell dividiu o Alienware Concept UFO em quatro partes principais. A primeira, que corresponde ao PC em si, traz tela de 8 polegadas com resolução de 1900×1200 pixels, processador Intel Core de décima geração, GPU, bateria e demais componentes de hardware (as especificações não foram detalhadas).

Dell Alienware Concept UFO (Foto: The Verge)

Dell Alienware Concept UFO (Foto: The Verge)

Depois encontramos dois controles acopláveis que remetem aos Joy-Cons do Nintendo Switch e, por fim, um “hub” que unifica esses itens para transformá-los em um joystick único.

Portas USB-C também podem ser encontradas nas partes inferior e superior do Alienware Concept UFO para conexão de um monitor ou teclado, por exemplo — até porque o portátil não deixa de ser um PC que roda Windows 10.

Nos testes do The Verge, o portátil rodou de maneira satisfatória jogos como Rocket League, F1 2019 e Mortal Kombat 11. Mas esse não é um mundo perfeito. O veículo destaca que a experiência com determinados títulos pode exigir downgrades gráficos para adaptação do game ao tamanho da tela do Concept UFO, por exemplo.

Dell Alienware Concept UFO (Foto: The Verge)

Dell Alienware Concept UFO (Foto: The Verge)

Além disso, peso, autonomia de bateria e controle de temperatura estão entre os fatores que a Dell terá que trabalhar bem antes de lançar o Alienware Concept UFO como produto comercial.

Mas, por ora, o portátil não passa de um protótipo. A companhia não manifestou intenção de colocar o Alienware Concept UFO no mercado. Por mais que seja interessante, no momento, a ideia serve apenas para mostrar que o PC, como plataforma, ainda pode ser explorado de diversas formas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados