Concept Ori e Duet: os notebooks futuristas da Dell
Notebook dobrável e outro com duas telas são os conceitos da Dell na CES 2020
Notebook dobrável e outro com duas telas são os conceitos da Dell na CES 2020
Direto de Las Vegas — CES é lugar de apresentar produtos futurísticos e a Dell fez justamente isso. O Concept Ori e o Concept Duet são dois conceitos que mostram como os notebooks podem se parecer nos próximos anos: com outra tela no lugar do teclado, ou com uma única tela dobrável e diversos modos de uso.
O Concept Ori é o notebook com tela dobrável da Dell (ou tablet com tela dobrável, depende do seu ponto de vista). Diferente da Lenovo, que já definiu preço e data de lançamento para o ThinkPad X1 Fold, a Dell tem apenas um conceito — não sabemos os detalhes do hardware, quanto tempo dura a bateria ou mesmo se algum dia ele será vendido. E, enquanto o dobrável da Lenovo tem couro e fibra de carbono, o Concept Ori é quase todo de plástico, parecendo até um pouco “barato” (apesar de sabermos que a tecnologia ainda é muito cara).
Isso não impediu o público de ir ao delírio na apresentação da Dell em Las Vegas. Como o Ori (cujo nome vem de Origami) ainda não é um produto comercial, a Dell se preocupou mais em mostrar o que seria possível fazer com uma tela dobrável de 13 polegadas que roda Windows 10. A principal aposta parece ser em produtividade para profissionais que carregam um notebook para todo lugar (e que de vez em quando estão no escritório, com acesso a um teclado e mouse externos, já que o Ori é todo tela).
O dobrável da Dell pode ser usado como um mini notebook: na metade de cima fica o software que você quer usar; na metade de baixo, um teclado virtual. A vantagem é que o computador fica mais compacto que um notebook tradicional de 13 polegadas, podendo ser colocado em uma bolsa pequena ou até no bolso de alguns casacos.
Também dá para pensar no Concept Ori como um tablet gigante: você pode assistir a uma série no avião, ler um livro mostrando duas páginas lado a lado, ou navegar na web de forma mais confortável que em um celular. E, se você conectar um teclado e mouse externos, o Concept Ori se transforma em uma tela que pode ser colocada em uma base, funcionando como uma espécie de monitor.
Enquanto isso, o Concept Duet é um conceito mais “pé no chão”, pelo menos se pensarmos em custos: duas telas ainda são mais baratas que uma tela dobrável. A ideia é parecida com a do Microsoft Surface Neo, já que também é um notebook de duas telas com uma dobradiça no meio e um teclado que se fixa magneticamente à metade inferior.
As duas telas são de 13,4 polegadas, têm resolução Full HD e bordas muito mais finas que no Concept Ori. Ele se parece com um Dell XPS 13, mas a área que antes abrigava um teclado e um trackpad foi totalmente substituída por uma segunda tela. As utilidades são basicamente as mesmas de um dobrável — mas no Concept Duet é possível girar a tela 360 graus, resultando em um tabletão para assistir a vídeos sem nenhum vinco no meio da tela.
Nem o Concept Ori e nem o Concept Duet têm preço definido, especificações ou data de lançamento, mas não é difícil imaginar a Dell lançando esses produtos em um futuro não muito distante — até porque as concorrentes já estão começando a trazer produtos semelhantes ao mercado. A dúvida é: será que o notebook tradicional, com tela e teclado físico unidos por uma dobradiça no meio, vai sumir nos próximos anos?
Paulo Higa viajou para Las Vegas a convite da Consumer Technology Association (CTA).