Windows 10: Microsoft traz modo gráfico à calculadora de código aberto

Microsoft adicionou modo gráfico para plotar equações na Calculadora do Windows 10; app tem código-fonte aberto no GitHub

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 Calculadora

A Microsoft liberou uma atualização para participantes do programa Insider que coloca um modo gráfico na Calculadora do Windows 10: você pode plotar uma ou mais equações, analisar as variáveis e conferir mudanças em tempo real. O aplicativo, que vem pré-instalado no sistema, possui código-fonte aberto disponível no GitHub.

A Calculadora atualizada está disponível para usuários do Windows 10 na build 19546 do programa Insider. O recurso de criar gráficos é um dos mais solicitados pelos usuários, segundo a Microsoft, e já estava nos planos da empresa para o aplicativo.

Por enquanto, o modo gráfico está em testes e tem funcionalidades básicas. Você pode inserir várias equações para ver em quais pontos as linhas se encontram. Dá para personalizar o estilo da linha e a janela de visualização.

É possível analisar os gráficos passando o mouse por cima das linhas, vendo em quais pontos elas cruzam com os eixos x e y, além de entender melhor a relação entre as variáveis na equação. Também há como adicionar equações com variáveis secundárias: por exemplo, insira “y = mx + b” e use o controle deslizante para modificar o valor de m, como mostra o GIF abaixo.

Windows 10 Calculadora

Microsoft abriu código-fonte da Calculadora do Windows 10

No ano passado, o código-fonte da Calculadora foi aberto sob a licença MIT e disponibilizado no GitHub, serviço de repositórios que pertence à Microsoft. Desenvolvedores podem ver como o aplicativo é feito e até mesmo sugerir mudanças.

Porém, algumas partes da Calculadora são proprietárias — e uma delas é justamente o modo gráfico. Somente a interface desse recurso tem código aberto e faz parte do repositório; o mecanismo que gera gráficos é exclusivo da Microsoft.

Essa tecnologia é usada no OneNote e no Microsoft Mathematics, um antigo programa de calculadora gráfica capaz de plotar em 2D e 3D. Além disso, ela está presente no Microsoft Math Solver, aplicativo para iPhone e Android que resolve equações e plota gráficos no celular.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados