WhatsApp Beta enfim permite ativar modo escuro no Android

WhatsApp Beta libera dark mode para os usuários; interface fica escura mesmo se Android estiver usando tema claro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Beta com modo escuro no Android

Aleluia: o WhatsApp finalmente liberou o modo escuro para usuários no Android, ainda que somente na versão beta. O dark mode modifica a interface do aplicativo todo, incluindo a lista de conversas, os bate-papos e as configurações. O recurso pode ser ativado mesmo que o sistema esteja usando um tema claro.

O WABetaInfo informa que o WhatsApp Beta para Android na versão 2.20.13 disponibiliza o modo escuro aos usuários. Ensinamos aqui como baixar e usar o WhatsApp Beta; recomenda-se antes fazer um backup das suas conversas.

Então, as configurações do aplicativo darão três opções para você:

  • claro (light), o modo padrão;
  • escuro (dark), a novidade que muitos vêm aguardando;
  • uma terceira opção que depende da versão do Android:
    • definido pelo modo Economia de bateria, se você estiver no Android 9 Pie ou anterior: a interface ficará escura apenas quando o recurso Economia de bateria estiver ativo no Android; em outros momentos, ela ficará clara.
    • padrão do sistema, se você estiver no Android 10: caso o sistema esteja configurado no modo noturno, o WhatsApp vai ativar o dark theme; caso contrário, ele manterá o tema claro.

WhatsApp Beta com modo escuro no Android

Os balões de conversa adotam um tom verde-escuro nas suas mensagens. O WhatsApp para Android usa um tom cinza-escuro no restante do modo noturno, seguindo as diretrizes do Google para o Material Design: a empresa diz que isso melhora o contraste entre o texto e o plano de fundo.

Enquanto isso, no WhatsApp para iPhone, o WABetaInfo encontrou pistas de que o dark mode terá opções de fundo cinza ou preto. Ainda não é possível ativar o modo escuro no aplicativo para iOS, mas parece ser questão de tempo.

Sim, o Telegram já tem modo escuro há anos, e redes sociais como o Instagram e Twitter também adotaram o recurso. Quanto mais aplicativos tiverem isso, melhor.

Como ativar modo escuro no WhatsApp Beta para Android

O processo é relativamente simples:

  • instale o WhatsApp Beta através da Play Store, ou visite o APKMirror para baixar a versão 2.20.13;
  • abra o aplicativo, toque em Menu (…) e depois em Configurações;
  • vá em Conversas > Tema e escolha a opção Escuro.

WhatsApp Beta com modo escuro no Android

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados