Quick Share: Samsung prepara um “AirDrop” para celulares Galaxy

Quick Share deve ser lançado junto à linha Galaxy S20

Emerson Alecrim
Por

O AirDrop permite que você compartilhe arquivos facilmente entre dispositivos da Apple. A ferramenta é tão útil que deveria ser imitada por outros fabricantes. Se você concorda com essa afirmação, saiba que a Samsung está seguindo por esse caminho: a companhia deve lançar em breve o Quick Share, uma espécie de AirDrop da linha Galaxy.

Quick Share (foto: XDA Developers)

É o que aponta o XDA Developers. O veículo teve acesso a um arquivo de instalação APK do Quick Share e conseguiu fazer a ferramenta rodar em alguns smartphones Galaxy, embora a transferência de arquivos não tenha funcionado em nenhum deles.

Apesar disso, o veículo conseguiu ter uma boa noção de como o aplicativo funcionará. A proposta é simples: se você estiver perto de um usuário com um celular compatível, o Quick Share mostrará o aparelho e permitirá que você envie fotos, vídeos ou outros tipos de arquivos a ele.

Haverá dois modos de compartilhamento. O primeiro restringe o funcionamento a contatos já registrados. O segundo permite que arquivos sejam enviados e recebidos por qualquer aparelho, desde que haja compatibilidade com a ferramenta.

As capturas de tela indicam que o Quick Share terá integração com as nuvens. Aparentemente, os arquivos compartilhados poderão ser disponibilizados temporariamente no Samsung Cloud e baixados em dispositivos SmartThings. Cada arquivo poderá ter até 1 GB de tamanho, com o total de envios não podendo ultrapassar 2 GB por dia.

Quick Share (capturas: XDA Developers)

Quando o Quick Share será lançado? Como a Samsung não comentou o assunto, ainda não há data oficial, mas é provável que a ferramenta faça parte das características da linha Galaxy S20, cujo anúncio oficial está previsto para 11 de fevereiro.

O XDA Developers estima ainda que o Quick Share será disponibilizado em todos os dispositivos Samsung Galaxy que contarem com a interface One UI 2.1 ou superior.