Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Microsoft oferece Windows 10 grátis em máquina virtual para testar Edge antigo

Microsoft Edge antigo, evolução do Internet Explorer, seguirá em alguns PCs; máquina virtual com Windows 10 funciona por 90 dias

Por

A Microsoft liberou para todo mundo o navegador Edge com Chromium, projeto de código aberto utilizado pelo Google Chrome. O Edge antigo, uma evolução do Internet Explorer, continuará presente em alguns PCs, e desenvolvedores podem baixar uma máquina virtual com o Windows 10 grátis por 90 dias para testar sistemas web.

Microsoft Edge

“Teste o IE11 e o Microsoft Edge Legacy usando máquinas virtuais gratuitas do Windows 10 que você baixa e gerencia localmente”, diz a empresa em seu site para desenvolvedores. A VM está disponível para VirtualBox, Parallels, VMWare, Hyper-V e Vagrant.

Segundo o Bleeping Computer, a máquina virtual tem aproximadamente 7 GB e traz o Windows 10 na versão 1809 e build 17763.379. Ela vem com um usuário pré-instalado chamado “IEUser” e senha “Passw0rd!”. O sistema deixa de funcionar 90 dias após a instalação. Faça o download e saiba mais detalhes neste link.

Alguns sistemas web dependem do Microsoft Edge antigo

Vale notar que a Microsoft oferece esse tipo de máquina virtual há alguns anos: ela servia inicialmente para testar o Internet Explorer, e incluiu o Edge após o lançamento do Windows 10. A empresa agora confirma que continuará oferecendo o Edge antigo nessas VMs, em vez da versão baseada no Chromium (que pode ser instalada separadamente).

Microsoft Edge em máquina virtual

O Microsoft Edge encerrou o ano passado em 6,07% dos PCs conectados à internet, segundo o NetMarketShare. Alguns sistemas web dependem desse navegador e não funcionam em alternativas como Chrome ou Firefox, por isso a versão antiga continuará presente em diversos computadores.

Ao longo das próximas semanas, o Windows 10 vai automaticamente substituir o Edge antigo pelo novo. A Microsoft oferece uma ferramenta de bloqueio para impedir isso.

Com informações: Bleeping Computer.