Início / Notícias / Celular /

Galaxy S20 é o primeiro com Quick Share, o “AirDrop da Samsung”

O celular pode se conectar com até aparelhos ao mesmo tempo com novo método de transferência de arquivos

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Depois de anunciar seus novos celulares, a Samsung confirmou que Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra são os primeiros aparelhos a contarem com o seu novo método de transferência de arquivos. Batizado de Quick Share, ele é semelhante ao AirDrop, da Apple.

Samsung Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra - Hands-on

A Samsung indica em seu site que o recurso permite “compartilhar tudo com amigos instantaneamente”. E, enquanto o AirDrop conecta com somente um dispositivo por vez, o Quick Share suporta a conexão com celulares de “até cinco amigos ao mesmo tempo”.

As imagens reveladas pelo XDA Developers indicam que o recurso permitirá limitar a transferência aos contatos ou a qualquer pessoa com um aparelho compatível, ou seja, um dos celulares da linha Galaxy S20. A Samsung promete oferecer “suporte para outros dispositivos em breve”.

Além da fabricante sul-coreana, o Google trabalha em sua própria versão do AirDrop. Ela será chamada de Nearby Sharing e usa o GPS do celular para encontrar celulares próximos. Em seguida, a solução usa o Bluetooth para iniciar a comunicação que cria uma conexão Wi-Fi entre os aparelhos.

O Nearby Sharing é o sucessor do Android Beam, que usava NFC para iniciar a comunicação e transferia arquivos via Bluetooth. O antigo recurso foi descontinuado no Android 10, mas não há informações de quando o novo método será liberado no Android.

Galaxy S20 conecta vários aparelhos de uma vez

Outra novidade é o funcionamento do celular como uma central de mídia. O dispositivo é capaz de receber informações de mais de um aparelho ao mesmo tempo via Bluetooth e enviá-las para outro equipamento.

A solução servirá, por exemplo, para situações em que várias pessoas querem usar um alto-falante para tocar as músicas que estão em seus celulares. Neste caso, os aparelhos poderão se conectar ao Galaxy S20, que enviará o áudio para o alto-falante.

Com informações: The Verge, The Next Web.