WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

Função de backup com senha apareceu em versão de teste do WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
whatsapp na tela

Já faz algum tempo que o WhatsApp permite que o usuário de Android faça backup de suas mensagens no Google Drive. Mas existe um problema: o conteúdo armazenado no serviço não é criptografado. A boa notícia é que, em breve, o arquivo de backup poderá ser protegido com senha.

Pelo menos é o que indica o WABetaInfo. O site teve acesso ao WhatsApp 2.20.66, versão submetida recentemente ao Google Play Beta Program, e descobriu uma funcionalidade que permite proteger os backups enviados ao Google Drive com senha, opcionalmente.

Faz sentido. Hoje, o WhatsApp ativa por padrão a criptografia ponta a ponta, mas as cópias dessas mensagens não contam com esse tipo de proteção. Se por um lado essa característica facilita a restauração das conversas quando o usuário troca de celular, por outro, pode dar acesso a um conteúdo sensível se o backup parar em mãos erradas.

É claro que o usuário também deve fazer a sua parte: as capturas de tela liberadas pelo WABetaInfo sugerem que a nova funcionalidade não tem nenhum mecanismo de lembrete de senha, portanto, é importante tomar cuidado para a combinação escolhida não ser esquecida.

WhatsApp - backup com senha

O recurso ainda não funciona, até porque a novidade está em fase “alpha” de desenvolvimento. Mas, como a interface já está pronta, é de se imaginar que o backup com senha não demorará a chegar à versão final do WhatsApp — a não ser que, por alguma razão, os desenvolvedores considerem a funcionalidade inviável.

Embora não haja nenhuma informação a respeito, podemos presumir que a funcionalidade também será disponibilizada no iOS, afinal, o backup no iCloud não é muito diferente do procedimento realizado no Google Drive.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados