Xiaomi Mi A2 Lite recebe Android 10 com falha que impede boot

Usuários recomendam não instalar Android 10 no Xiaomi Mi A2 Lite: alguns celulares não conseguem fazer boot após atualização

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi A2 Lite

O Mi A2 Lite está recebendo sua segunda grande atualização: a Xiaomi começou a distribuir o Android 10 para o celular, que participa do programa Android One do Google. No entanto, diversos usuários recomendam não fazer a instalação: alguns aparelhos permanecem em uma tela preta e não conseguem fazer boot. O update para o Mi A3 também veio com bugs e foi suspenso.

Segundo a Mi Community, fórum oficial da Xiaomi, a atualização oficial do Android 10 para o Mi A2 Lite requer um download de 1,1 GB e possui firmware de código QDLMIXM. Ela vem sendo distribuída inicialmente para um pequeno lote de usuários; há relatos vindos da Alemanha, Rússia, Indonésia e outros países.

O Android 10 traz algumas novidades interessantes, como sugestões inteligentes nas notificações, gestos de navegação mais intuitivos e mais proteções à privacidade — por exemplo, é possível impedir que determinados apps acessem sua localização em segundo plano.

Não instale Android 10 no Mi A2 Lite, pedem usuários

No entanto, a recomendação é aguardar. Diversos relatos no fórum XDA mencionam uma falha que impede fazer boot após a instalação do Android 10. “Não inicializa após reiniciar, NÃO INSTALE”, pede um usuário. “Aqui também, não atualize!”, avisa outro. “Sim, a tela fica preta e ele não inicializa, NÃO ATUALIZE!!!!”, diz um terceiro.

Um membro do fórum XDA dá mais detalhes: “o celular fica brickado após a atualização; eu fiz o download, instalei e, depois de reiniciar, a tela fica preta com listras brancas, não consigo fazer boot, não consigo entrar em modo de recuperação, não consigo acessar o fastboot”.

Xiaomi Mi A2 Lite com Android 10

Nem todo usuário teve problemas. Se você quiser se arriscar, pode ir em Configurar > Sobre o telefone > Atualização do sistema para forçar o update; ou baixar o arquivo no XDA Developers para fazer a instalação manual.

A Xiaomi suspendeu a distribuição do Android 10 para o Mi A3 após diversos relatos de bugs: o update trazia falhas no app da câmera, corrompia cartões de memória e até causava bootloop. Por sua vez, o Mi A2 foi atualizado em janeiro.

Xiaomi Mi A2 Lite – ficha técnica:

  • Tela: LCD IPS de 5,84 polegadas, Full-HD+ (1080 x 2280), proporção 19:9, 432 ppi
  • Processador: Snapdragon 625
  • RAM: 3 ou 4 GB
  • Armazenamento: 32 ou 64 GB
  • Câmera traseira dupla: 12 megapixels f/2,2 + 5 megapixels f/2,2
  • Câmera frontal: 5 megapixels f/2,0
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Mais: leitor de digitais na lateral, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11n, micro-USB, entrada 3,5 mm para fone de ouvido
  • Dimensões: 149,3 x 71,7 x 8,8 mm, 178 g

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados