Bug no Google deixa em branco páginas de resultados de busca

Quando você pesquisa "Google" no Google, nada acontece. Mapa mostra que falha está concentrada no Brasil

Paulo Higa
Por

O Google apresentou uma instabilidade curiosa nesta sexta-feira (13): as páginas de resultados de busca para diversos termos estavam em branco para determinados usuários. O problema afetava a primeira página de resultados, que chegava a mostrar pesquisas relacionadas, informações adicionais e links para compra de produtos, mas não exibia os resultados orgânicos.

Foto por Zeyi Fan/Flickr

O Tecnoblog apurou que a falha ocorria desde, pelo menos, 15h45. O bug parecia afetar somente a página 1 dos resultados de busca: ao avançar para a segunda página, surgiam os resultados que normalmente estariam na primeira. Nem mesmo o termo “google” se salvou:

Google em branco

No Twitter, usuários brasileiros também notaram a falha:

https://twitter.com/Kaluan_/status/1238541565536198657

Google não mostra resultados para Google, mas mostra para Bing

Certos termos de busca retornavam apenas propagandas na primeira página, como é o caso de “Gmail”: havia apenas uma publicidade para o G Suite, produto do Google que fornece e-mail, calendário, aplicativos de colaboração e outros serviços para empresas.

Google em branco

Por ironia do destino, a busca por “Bing” exibia normalmente os resultados orgânicos:

Google em branco

De acordo com o site Downdetector, que recebe relatos de instabilidades em serviços online de usuários ao redor do mundo, o aumento nas reclamações começou por volta das 15h30. Um mapa mostra que a falhava está concentrada no Brasil. O serviço começou a ser normalizado por volta das 16h55.

Downdetector / Google em branco

O Tecnoblog em contato com o Google para obter um posicionamento. Após confirmar uma investigação do problema, a gigante de buscas confirmou o inconveniente mas garantiu que as pesquisas já voltaram a funcionar.

“Alguns usuários reportaram instabilidade nos resultados de pesquisa durante um breve período. Trabalhamos para resolver a situação e a Busca já está funcionando normalmente. Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado”, diz a nota.

*Atualizado às 18h50.

Relacionados

Relacionados