Bug no Google deixa em branco páginas de resultados de busca
Quando você pesquisa "Google" no Google, nada acontece. Mapa mostra que falha está concentrada no Brasil
O Google apresentou uma instabilidade curiosa nesta sexta-feira (13): as páginas de resultados de busca para diversos termos estavam em branco para determinados usuários. O problema afetava a primeira página de resultados, que chegava a mostrar pesquisas relacionadas, informações adicionais e links para compra de produtos, mas não exibia os resultados orgânicos.
- 20 coisas úteis da busca do Google (se ela funcionar)
- Tudo o que você precisa saber antes de comprar um Chromebook
O Tecnoblog apurou que a falha ocorria desde, pelo menos, 15h45. O bug parecia afetar somente a página 1 dos resultados de busca: ao avançar para a segunda página, surgiam os resultados que normalmente estariam na primeira. Nem mesmo o termo “google” se salvou:
No Twitter, usuários brasileiros também notaram a falha:
– pandemia
– reclusão domiciliar
– google fora do arbom, o fim é evidente pic.twitter.com/FJ6mgIfdD7
— Felipe Azevedo (@felipecoazz) March 13, 2020
Muito estranho: Quando eu pesquiso sobre o Redemsivir no google (medicamento que tá sendo testado pra combater o CoViD-19), ele simplesmente se RECUSA a me dar resultados. Branco. Tá assim pra mais alguém? pic.twitter.com/JPFkvAwxEL
— Renan de Araujo (@Araujo_Renan) March 13, 2020
https://twitter.com/Kaluan_/status/1238541565536198657
Alô @googlebrasil as buscas estão em branco. 🧐
Os ads estão funcionando, mas orgânicos nadinha. pic.twitter.com/FL6ZJhKzpA— Melissa Cruz Cossetti 🦄 (@melissajorn) March 13, 2020
Google não mostra resultados para Google, mas mostra para Bing
Certos termos de busca retornavam apenas propagandas na primeira página, como é o caso de “Gmail”: havia apenas uma publicidade para o G Suite, produto do Google que fornece e-mail, calendário, aplicativos de colaboração e outros serviços para empresas.
Por ironia do destino, a busca por “Bing” exibia normalmente os resultados orgânicos:
De acordo com o site Downdetector, que recebe relatos de instabilidades em serviços online de usuários ao redor do mundo, o aumento nas reclamações começou por volta das 15h30. Um mapa mostra que a falhava está concentrada no Brasil. O serviço começou a ser normalizado por volta das 16h55.
O Tecnoblog em contato com o Google para obter um posicionamento. Após confirmar uma investigação do problema, a gigante de buscas confirmou o inconveniente mas garantiu que as pesquisas já voltaram a funcionar.
“Alguns usuários reportaram instabilidade nos resultados de pesquisa durante um breve período. Trabalhamos para resolver a situação e a Busca já está funcionando normalmente. Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado”, diz a nota.
*Atualizado às 18h50.