Sobrecarga faz WhatsApp Status reduzir duração de vídeos na Índia

WhatsApp Status limitou duração de vídeos na Índia para evitar sobrecarga nos servidores devido à alta demanda

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

O WhatsApp Status começou a reduzir temporariamente a duração de vídeos para até quinze segundos. A limitação é uma forma de evitar sobrecarga nos servidores devido ao uso intensivo da rede social durante as medidas para conter a pandemia do coronavírus, causador da COVID-19.

A mudança é temporária e afeta somente a Índia – pelo menos, por enquanto. Segundo o WABetaInfo pelo Twitter, “isso está acontecendo na Índia e provavelmente é uma iniciativa para reduzir o tráfego nas infraestruturas de servidor”.

Ainda não se sabe se a limitação entrará em vigor aos usuários de WhatsApp de outros países, como o Brasil. Entretanto, a alta demanda global em serviços do Facebook das últimas semanas já é um desafio reconhecido pela rede social.

O WhatsApp Status possui 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Facebook e Netflix reduzem qualidade de streaming no Brasil

Não é só o WhatsApp que vem se adaptando à alta demanda de tráfego. Serviços, como Netflix, Facebook e Instagram, tiveram a qualidade de streaming de vídeos alteradas no Brasil, a fim de evitar um gargalo na internet do país.

O Globoplay apresentou solução similar para manter o funcionamento da plataforma enquanto brasileiros permanecem em casa. Segundo o serviço, todos os conteúdos da plataforma serão transmitidos em HD (720p).

As reduções, em todos os casos, são temporárias.

Com informações: WABetaInfo (1 e 2) e TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados