É possível ver Status do WhatsApp anonimamente ao desativar as “Confirmações de leitura” nas configurações de privacidade do aplicativo. Com isso, o mensageiro não mostrará que você viu a atualização da pessoa.

Essa função também impede que as pessoas saibam quando você leu as mensagens, deixando de exibir o tique azul nas conversas. O recurso de confirmação de leitura é sincronizado com todos os dispositivos, incluindo o WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop.

Confira o passo a passo para ver status sem a pessoa saber em celulares Android e iPhone.

1. Acesse as configurações do WhatsApp

Abra o WhatsApp no seu celular e acesse as configurações do aplicativo:

  • No iPhone (iOS): toque no ícone de engrenagem, no canto inferior direito da tela;
  • No Android: toque no ícone de três pontos, no canto superior direito, e selecione “Configurações”.

2. Toque em “Privacidade” do WhatsApp

Toque na opção “Privacidade” para ver mais configurações do app de mensagens. Entre elas, como desabilitar a confirmação de leitura para ver status do WhatsApp anonimamente.

3. Desabilite o recurso “Confirmações de leitura”

No menu “Privacidade”, toque na chave ao lado da opção “Confirmações de leitura” para desativar a função e, assim, ver Status do WhatsApp sem a pessoa saber.

4. Abra a aba “Atualizações” para ver os Status

Volte para a lista de conversas e toque na aba “Atualizações”, no canto inferior da tela, para ver os Status do WhatsApp escondido dos seus contatos no mensageiro.

5. Toque em uma atualização para ver Status privado no WhatsApp

Escolha um dos Status publicados pelos seus contatos nas últimas 24 horas e toque em cima para ver de forma anônima.

O modo avião funciona para ver o Status do WhatsApp sem a pessoa saber?

Sim, você pode abrir a aba “Atualizações” e, em seguida, ativar o Modo Avião do celular para ver o Status do WhatsApp anonimamente. Contudo, nem todos os vídeos ou fotos carregarão por completo ao usar o app sem internet. Por isso, o método de desativar a confirmação de leitura é o mais recomendado.

O que acontece se eu mantiver a confirmação de leitura desativada no WhatsApp?

Desativar o recurso “Confirmações de leitura” traz mais controle para a privacidade do WhatsApp. Por exemplo:

  • Status: você pode ver os Status de outras pessoas de forma anônima, mas não é possível saber quem viu seu Status do WhatsApp;
  • Mensagens: seus contatos não saberão se você leu as mensagens deles, pois os tiques azuis de leitura são removidos. Porém, você também não saberá se as pessoas abriram as suas mensagens;
  • Grupos e áudios: as confirmações de leitura ainda funcionam em grupos e para mensagens de voz mesmo quando o recurso estiver desativado. Os tiques azuis de leitura serão exibidos quando as mensagens forem lidas ou ouvidas.

Consigo saber se alguém viu meu Status do WhatsApp anonimamente?

Não há como saber se uma pessoa viu seu Status do WhatsApp anonimamente. O app prioriza a privacidade dos usuários e por isso não disponibiliza ferramentas para ver quem visualizou o seu status, caso a pessoa tenha optado por desabilitar a confirmação de leitura.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.