Windows 10 integra acesso ao Linux no Explorador de Arquivos

Microsoft dá mais um passo na integração entre os dois sistemas operacionais

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 com Linux no Explorador de Arquivos

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (8) que a build 19603 do Windows 10 que foi liberado dentro do programa de testes da empresa, permitirá ao usuário acessar os arquivos que estão na partição do Linux de forma nativa e dentro do próprio Explorador de Arquivos.

O acesso é feito a partir de um ícone do Tux, o pinguim que é o mascote do Linux e que fica na coluna de acesso rápido do Explorador de Arquivos – onde já ficam áreas reservadas para o OneDrive e as pastas da rede que estão disponíveis.

A partir deste local, o usuário que está no Windows 10 poderá acessar a pasta raiz de qualquer distribuição que está instalada. Chegar nestes arquivos já era possível em versões anteriores do Windows 10 do programa Insider, mas o caminho até eles não era tão amigável e rápido.

A aproximação de Linux com Windows 10 não é novidade, já que a gigante do software vem prometendo o kernell completo do Linux dentro de seu sistema operacional desde maio do ano passado. Atualmente é possível até mesmo baixar algumas distribuições do Linux dentro da Microsoft Store, como Ubuntu, SUSE e até o Fedora.

Como esta versão de testes do Windows 10 foi liberada agora dentro do programa Insider, pode ser que ela apareça em pouco tempo para todos os usuários. Ou então pode nem aparecer, ficando para outras atualizações futuras, mais para frente.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados