Samsung vai encerrar assistente S Voice, antecessora da Bixby

Antiga assistente pessoal da Samsung foi lançada em 2012 no Galaxy S III e será descontinuada em junho

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
S Voice

Nem todo mundo sabe, mas a Samsung já tinha uma assistente de voz antes da Bixby: ela se chamava S Voice, não era lá muito inteligente e nem tão conversacional quanto o Google Assistente, mas podia executar comandos básicos, como ligar para um contato ou registrar um lembrete. Lançada em 2012, junto com o Galaxy S III, a antiga assistente enfim será aposentada em junho.

A S Voice foi anunciada em maio de 2012 e estava presente na maioria dos celulares premium da Samsung, desde o Galaxy S III e o Galaxy Note II. Alguns tablets da linha Galaxy Tab lançados a partir de 2013, bem como dispositivos exóticos (como a Galaxy Camera) também vinham com a S Voice de fábrica. A partir do Galaxy S8, que trouxe a Bixby como uma das novidades, a antiga assistente deixou de ser incluída.

Quem possui um smartphone ou tablet antigo da Samsung com a S Voice ainda pode dar comandos de voz, mas somente até o dia 1º de junho de 2020. Depois dessa data, qualquer tentativa retornará uma mensagem de erro informando que a S Voice não foi capaz de processar sua solicitação.

A lista de aparelhos afetados inclui os seguintes modelos:

Samsung S Voice

A maioria desses smartphones e tablets já não recebia mais atualizações de software da Samsung. Eles também não ganharão a Bixby, portanto, para quem ainda utilizava a S Voice, a alternativa é partir para o Google Assistente.

Já para os relógios Gear S3 e Gear Sport, lançados em 2016 e 2017, respectivamente, haverá uma atualização de software para substituir a S Voice pela nova Bixby, de acordo com o SamMobile. A Samsung ainda não informou quando a novidade será liberada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados