TVs da Samsung perdem suporte ao Google Assistente

Google Assistente vai parar de funcionar nas TVs da Samsung em 1º de março. Tecnologia estava presente nos modelos lançados entre 2020 e 2022.

Giovanni Santa Rosa
Por
TV Samsung Neo QLED QN90B com 88 PPI
TV Samsung Neo QLED QN90B, lançada em 2022, tinha Google Assistente (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As TVs da Samsung não vão mais contar com o Google Assistente a partir de 1º de março. Segundo a fabricante, a remoção é resultado de uma mudança nas políticas no Google. Sem o recurso, os consumidores ainda poderão contar com o Bixby, da própria marca sul-coreana, e a Alexa, da Amazon.

O Tecnoblog entrou em contato com a Samsung Brasil, que confirmou a retirada. Esta é a resposta oficial:

A partir de 1º de março de 2024, o serviço Google Assistant não estará mais disponível nos modelos de TV Samsung 2023 ou anteriores. Os modelos de TV 2023 continuarão a suportar o assistente proprietário da marca, o Samsung Bixby, e também a Amazon Alexa, garantindo acesso a serviços de voz efetivos e consistentes para todos os usuários.

O site Android Police relata que donos de TVs da Samsung lançadas em 2023 reclamaram da falta do Google Assistente. O recurso esteve presente em modelos lançados entre 2020 e 2022.

Painel da Samsung na CES 2020 mostra Bixby, Alexa e Google Assistente como opções na TV
Google Assistente estava nas TVs da Samsung desde 2020 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Mesmo quem tinha acesso à tecnologia não estava satisfeito: consumidores contam que o processo de configuração do Assistente não funcionava corretamente. Para conseguir concluir, era preciso acessar a conta do Google pelo navegador da TV.

Planos do Google para Assistente não estão claros

Não se sabe qual é exatamente a mudança das políticas do Google que levou à retirada do Assistente das TVs da Samsung. O Android Police especula que isso pode ter relação com as iniciativas de inteligência artificial da empresa.

Segundo rumores, o Assistente usado hoje pode ser substituído por um novo, chamado Gemini e equipado com IA generativa. Além disso, a empresa cancelou 17 funções do Assistente, por considerar que elas eram pouco utilizadas pelos consumidores.

Por outro lado, o 9to5Google lembra que as TVs da LG oferecem o Google Assistente desde 2018 e não há sinais de que ele será removido dos aparelhos. Na CES 2024, as duas empresas anunciaram que o webOS, sistema operacional das TVs da LG, terá compatibilidade com o Chromecast.

Com informações: Android Police, 9to5Google

Receba mais sobre Google Assistente na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados