Pixel 4 recebe Android 11 Beta antes da hora, com novidades

Google adiou anúncio oficial do Android 11 Beta 1, mas versão já aparece para alguns usuários do Pixel 4

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

O Android 11 Beta 1 deveria ser anunciado oficialmente pelo Google nesta quarta-feira (3), mas foi adiado. A nova data do anúncio ainda não foi definida, apesar disso, alguns felizardos usuários do Google Pixel 4 já estão conseguindo baixar essa versão. Ela reforça algumas novidades interessantes.

Para começar, o Android 11 Beta vem com um player de música dentro do painel de configurações rápidas, aquele que aparece junto à área de notificações. Esse recurso havia surgido no primeiro Android 11 Developer Preview, mas tinha que ser ativado manualmente. Agora, o reprodutor aparece como uma opção padrão.

É possível visualizar o player nativo como miniatura (agora, ele está à esquerda da tela; nas versões preview, ficava à direita) ou em tamanho completo (ocupando toda a largura da tela).

Player nativo de música no Android 11

Outro recurso que apareceu nas versões preview do Android 11 é a API Controls, que permite a desenvolvedores colocar atalhos para smart home (ou casa conectada) na tela que possibilita desligar ou reiniciar o smartphone.

A versão beta traz novas configurações para esse recurso. Só é não possível testá-las devido à falta de aplicativos compatíveis com a API Controls. De todo modo, isso deve mudar quando o Android 11 Beta for anunciado oficialmente.

Notificações do tipo bolha (que lembram os ícones flutuantes de chat do Facebook Messenger) também fazem parte dos recursos esperados para o Android 11. A versão beta torna possível ativar ou desativar esse modo nas configurações de notificações.

Uma função de captura total de tela (com rolagem) e um modo de personalização do relógio na interface de bloqueio estão entre os recursos que aparecem na versão beta, mas em fase inicial de desenvolvimento.

Captura de tela com rolagem no Android 11

O fato de o Android 11 Beta ter sido disponibilizado para alguns usuários do Pixel 4 sugere que a liberação oficial não deve demorar. Tudo indica que o Google adiou o lançamento por conta do clima de tensão que paira sobre os Estados Unidos e avança para outros países após a morte de George Floyd.

Aparentemente, a companhia está esperando a onda de protestos passar para realizar o evento em condições mais propícias para isso.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados