Instagram Reels (Cenas) se expande para concorrer com TikTok

O Reels entra no lugar do Cenas do Instagram e agora ganha mais recursos, mas segue em fase de testes que agora acontecem em mais dois países

André Fogaça
Por
• Atualizado há 6 meses
Como colocar música no Reels do Instagram / Instagram / Divulgação

O Instagram divulgou nesta semana que está alterando o Reels, que era chamado de Cenas e já estava presente por aqui, com objetivo de tentar cutucar o rei do parquinho em redes sociais: o TikTok. A ferramenta permite criar edições nos vídeos curtos de 15 segundos que funcionam dentro dos Stories.

O Reels já estava funcionando exclusivamente aqui no Brasil e em testes desde novembro de 2019, mas com nome de Cenas e aparecia para alguns usuários junto de outras opções como Boomerang e Ao Vivo. A essência do Reels continua a mesma co Cenas, que permite criar clipes de 15 segundos com edição tipo TikTok de diversos recursos como velocidade de reprodução, adição de músicas que estão na plataforma do Instagram, sons de memes e outros efeitos.

A novidade é que agora os usuários poderão escolher mais opções na hora de compartilhar a criação, que poderá ir para o feed (ou timeline) do perfil, Stories, ser enviado como mensagem direta no Direct ou focar no Explorar. Este último ponto também muda e passa a exibir os Reels de outras pessoas no topo da interface.

Por mais que as novidades apareçam oito meses depois do início dos testes, o Instagram diz que o Reels ainda continua nesta fase, mas agora ele poderá ser utilizado na França e Alemanha, além do Brasil. O Reels pode ser acessado a partir da área de criação dos Stories, fica lá na parte inferior da interface. O clipe tem a mesma duração de um Stories (24 horas), mas pode ficar por mais tempo ao ser adicionado em um destaque no perfil.

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados