Google Chrome testa recurso de sites para economizar bateria

A novidade depende de linhas de código nos sites que são lidas pelo Chrome e garantem menor consumo de energia pelo browser

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google está testando um recurso que pode ajudar o Chrome a gastar menos energia. A função precisa ser aplicada do outro lado do navegador, nos sites e a mudança deve ajudar na melhora do estigma de gastão que tem o browser do gigante das buscas em qualquer computador portátil.

Na descrição do teste, que está lá no GitHub, a proposta para os endereços da web leva em conta que muitos sistemas operacionais já utilizam alguma forma de economizar energia. Agora é a hora da web também trabalhar neste sentido e as linhas de código novas podem, por exemplo, baixar a taxa de frames que uma página exibe na tela. Outra redução está na execução de alguns scripts que não são tão necessários em certo momento.

O cenário atual de pandemia de COVID-19 pode ser especial para baixar o consumo energético dos computadores que dependem de bateria interna, ou apenas para ganhar alguns centavos na economia da conta de luz. As mudanças afetam o sistema que já está em modo de economia, ou então para o usuário que está de bateria cheia e mesmo assim sabe que vai passar horas em um app ou site de videoconferência como Zoom, Google Meet e o Cisco WebEx, longe de qualquer carregador.

A novidade é realmente interessante e pode fazer o Chrome gastar menos energia, junto de todos os outros navegadores que utilizam a base dele, como é o caso do Microsoft Edge, Opera e Vivaldi. Vale lembrar que para chegar até os usuários, as pessoas ou empresas que criam os sites também precisam fazer sua parte e adicionar as alterações e linhas de códigos necessárias para este feito.

A previsão de chegada deste recurso dentro do Chrome está para as versões 86 ou 87, longe da atual versão estável que é a 84.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados