Android e Chrome OS vão sincronizar senhas de Wi-Fi

A sincronia de redes Wi-Fi entre Android e Chrome OS deve acontecer de forma semelhante ao que Apple faz entre macOS e iOS

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Chromebook Plus (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google começou a trabalhar em uma função que permite o Android compartilhar informações sobre senhas de redes Wi-Fi com Chromebooks e tablets que rodam o Chrome OS, e vice-versa. A novidade já foi prometida no passado, mas esta semana marca o início da implementação do recurso dentro do sistema operacional do gigante das buscas.

Se você tem um iPhone e um computador da Apple, sabe que compartilhar a senha do Wi-Fi é uma tarefa bastante simples e acontece de forma intuitiva, com um toque em um card que aparece na tela do gadget que já está conectado com a rede. No Android a história não é tão simples assim, mas este cenário está pronto para começar a evoluir – ao menos para quem usa Android e um Chromebook.

É o que apareceu dentro do Chromium Gerrit, com o título de “Add a Wi-Fi Sync V2 feature flag for Chrome OS” (Adicionar um recurso em flag de sincronia de Wi-Fi V2 no Chrome OS, em tradução literal). O fórum recebe tarefas novas e que geralmente acabam chegando em alguma versão de algum software do Chrome, atingindo até o Android.

A descrição desta tarefa diz que ela “ativa a opção de sincronizar configurações da rede Wi-Fi entre dispositivos Chrome OS e um telefone Android conectado”. A sincronia pode acontecer em qualquer direção, então se seu smartphone já entrou na rede de um hotel ou cafeteria, por exemplo, o Chromebook ou tablet com Chrome OS poderá entrar na mesma rede, sem a necessidade de digitar a senha mais uma vez.

Sincronia entre Android e Chrome OS pode não vingar

Como o recurso começou a ser implementado nestas quarta-feira (19), é bem provável que ele apareça em algum Chrome OS que ainda sairá neste ano – lá para o final do ano. Também existe a possibilidade de tudo dar errado e o projeto ser arquivado, o que eu acredito (e espero) que não aconteça. Então, de qualquer forma, é bom medir as expectativas.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados