Uber vai exigir selfie com máscara de alguns passageiros

Uber pede selfie de máscara se passageiro for denunciado; verificação é obrigatória para motoristas e entregadores do Eats

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

Desde maio, a Uber requer que todos na plataforma usem máscara como medida de proteção contra a COVID-19. Os motoristas e os entregadores do Eats têm que realizar comprovação disso enviando uma selfie através do app; daqui em diante, isso será exigido dos passageiros que forem denunciados por estarem sem proteção facial.

Funciona assim: ao final de uma corrida, o motorista poderá dar um feedback de 4 estrelas ou menos e avisar que o passageiro estava sem máscara, ou que a retirou antes de chegar ao destino. Então, o passageiro será obrigado a tirar uma selfie com proteção facial antes de poder chamar outro veículo.

O app vai usar a mesma tecnologia do Uber Driver para detectar se o usuário está de máscara. “Com a adição deste novo recurso, o feedback de um motorista pode ajudar a garantir a segurança da Uber para o próximo motorista”, explica a empresa em comunicado.

A verificação de máscara para passageiros será lançada nos EUA e Canadá no final de setembro, e depois em toda a América Latina e outros países. Esta tecnologia detecta a proteção facial como um objeto na foto e não processa dados biométricos, ao contrário do Real-Time ID Check usado para comprovar a identidade do motorista.

Uber exige máscara de passageiro

Verificação de máscara da Uber para passageiros

Uber oferece máscara grátis para motoristas

Segundo a Uber, mais de 3,5 milhões de motoristas e entregadores realizaram mais de 100 milhões de verificações de máscara desde que isso se tornou obrigatório em maio. É necessário mostrar que a boca e o nariz estão cobertos.

Caso o motorista remova a máscara durante a viagem, o passageiro pode dar nota baixa e avisar a Uber; o mesmo vale para entregadores do Eats. O parceiro pode ser banido da plataforma em caso de violações recorrentes.

Desde março, a Uber comprou quase 30 milhões de máscaras e as distribuiu sem custo para 1,4 milhão de motoristas e entregadores ao redor do mundo. A empresa promete manter essa iniciativa pelo menos até o final de 2020.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados