Google Maps indica áreas com mais casos novos de COVID-19
Google Maps adiciona camada que usa cores para indicar novos casos de COVID-19 em 220 países, incluindo o Brasil
O Google Maps está ganhando um novo recurso nesta semana: trata-se de uma camada que usa cores para indicar novos casos de COVID-19 em diferentes estados e países, incluindo o Brasil. Isso estará disponível para todos os usuários no Android, iPhone e iPad ao longo dos próximos dias.
- Coronavírus-SUS: como saber se encontrei alguém com COVID-19
- Como se formou o nome COVID-19?
A camada “COVID-19” poderá ser acessada a partir de um botão no canto superior direito do Google Maps. Quando ativada, ela mostra a média dos novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. Há uma seta para cima ou para baixo indicando se os casos estão aumentando ou diminuindo.
O mapa utiliza a seguinte escala de cores:
- cinza: menos de 1 caso por 100 mil habitantes
- amarelo: 1 a 10 casos
- laranja: 10 a 20 casos
- laranja escuro: 20 a 30 casos
- vermelho: 30 a 40 casos
- vermelho escuro: mais de 40 casos
Google Maps traz dados de COVID-19 sobre 220 países
O Google usa como fontes o COVID-19 Dashboard da Universidade Johns Hopkins, o New York Times e a Wikipédia; todos eles resumem dados obtidos de organizações de saúde pública como a OMS, de ministérios e de agências estaduais.
Com a nova camada, o Google espera fornecer informações “para que você possa tomar decisões mais informadas sobre aonde ir e o que fazer”. O Maps vai exibir informações para todos os 220 países e territórios presentes na plataforma, junto a dados de estado/província, condado e cidade quando disponíveis.
O recurso ainda não está disponível para mim, mas uma das imagens de divulgação do Google mostra o estado do Amazonas em destaque, além da Colômbia subdividida em departamentos (um deles também se chama Amazonas). No painel da Johns Hopkins, já é possível conferir os casos do novo coronavírus no Brasil separados por estado.
O Brasil contabiliza mais de 4,5 milhões de casos do novo coronavírus, e já ultrapassou 135 mil mortes causadas pela doença.
Com informações: Google.