Google Chrome permitirá mudar senhas salvas nas configurações
A troca de senhas salvas no Google Chrome é requisição de usuários que começou em 2014 e deve virar realidade no mês que vem
O Google começou a liberar os primeiros testes abertos de um novo recurso que pode ser importante para quem está no Chrome: editar senhas salvas. A novidade ainda depende da ativação de uma flag, mas a simples aparição desta possibilidade dá uma luz no fim do túnel de um pedido que foi feito mais de seis anos atrás.
- Chromecast com Google TV não funciona via USB e requer tomada
- Novo Chromecast, Pixel 5 e mais: tudo o que o Google anunciou hoje
Foi em maio de 2014 que uma solicitação dentro do fórum de discussões de bugs do Google Chrome deu as caras, pedindo para que o usuário pudesse editar senhas que foram salvas dentro do navegador. Atualmente não é possível trocar essa informação dentro do gerenciador do Chrome, mas é possível alterar a informação ao apagar os dados e salvar novamente, ou ao fazer o login no site com uma nova senha – onde o programa pergunta se ele quer atualizar o banco de dados e trocar a antiga.
Adicionalmente, é possível ver estas senhas ao entrar no endereço https://passwords.google.com/intro, com a conta do Google logada no navegador.
Isso deve mudar em pouco tempo, já que a versão beta do Google Chrome para desktop e também para Android recebeu uma nova flag para permitir o usuário editar a senha. Uma vez instalado o navegador, basta colar (sem as aspas) este endereço na barra “chrome://flags/#edit-passwords-in-settings”, ativar a flag e reiniciar o navegador.
No do gerenciador de senhas, que fica dentro de configurações (ou neste endereço: chrome://settings/passwords), o usuário pode alterar qualquer senha salva que estiver por lá.
Como o recurso ainda está em fase de testes, mas dentro da versão beta que o público já pode usar, é bem provável que o Chrome 86, próxima versão estável do browser, já traga ao menos a flag para ser ativada fora da versão beta. Esta versão do Chrome deve ser disponibilizada no começo de outubro.
Com informações: BleepingComputer.