Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Instagram remove opção de mudar ícone do app na tela inicial

Não há mais como mudar ícone do Instagram de forma nativa; saiba como escolher ícone do aplicativo no iPhone e no Android

Por

O app do Instagram voltou ao ícone tradicional no seu celular? Infelizmente, não há mais como mudar o ícone do aplicativo de forma nativa: uma atualização da rede social removeu essa opção no iPhone e no Android. Claro, se você odeia muito o símbolo atual, há outras formas de trocá-lo.

Instagram (Imagem: geralt/Pixabay)

O ícone padrão do Instagram está de volta (Imagem: geralt/Pixabay)

A opção para mudar o ícone do Instagram apareceu no início de outubro, como forma de comemorar o aniversário de 10 anos da rede social. Bastava abrir seu perfil, entrar nas Configurações e puxar a tela de cima para baixo até aparecem emojis e confetes. Então, era possível escolher o ícone clássico que imita uma câmera Polaroid, ou uma cor diferente para o ícone atual, seja preto, laranja, amarelo ou verde.

No entanto, a versão 166 do Instagram remove essa funcionalidade: não há mais essa interface escondida, e o ícone é revertido para o padrão, que adota o flat design e usa um degradê de rosa e laranja. O Tecnoblog confirmou isso tanto no iPhone como no Android.

https://twitter.com/youngdrippyrich/status/1325835448812335104

Como trocar o ícone do Instagram

No iPhone com iOS 14, há um jeitinho de trocar os ícones da tela inicial: basta criar uma automação no app Atalhos e escolher a imagem desejada. O mesmo vale para iPads rodando iPadOS 14.

No Android, você tem mais liberdade para personalizar a interface: se isso não estiver disponível de forma nativa, há como baixar launchers de terceiros como o Microsoft Launcher ou o Nova Launcher.

Estes eram os ícones disponíveis no Instagram:

Instagram permite trocar ícone para celebrar aniversário do app (Imagem: Divulgação/Instagram)