TB Responde Aplicativos e Software

Como usar o e-Título para votar nas eleições

Aprenda a usar o e-Título, o app da Justiça Eleitoral que pode substituir o título de eleitor impresso e conta com muitas funções

André Leonardo
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Desde as eleições presidenciais de 2018, é possível votar com o e-Titulo. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que você visualize o número do seu documento de votação, justifique o voto, consulte suas informações junto à Justiça Eleitoral, entre outras opções. Continue comigo e veja como usar o app.

Como usar o e-Título (título de eleitor digital)
Aplicativo e-Título (Imagem: Divulgação / TSE)

Cadastro no aplicativo

Para começar, acesse a Play Store ou App Store e faça o download do aplicativo. Depois, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Preencha seus dados básicos
    Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”; inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no E-título”;Tela de cadastro do e-titulo
  2. Responda às perguntas corretamente
    O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
  3. Crie uma senha
    Digite uma sequência de 6 dígitos e repita-a no campo abaixo; depois, clique em “Confirmar senha”.Como criar a senha no e-titulo para votar depois

As informações básicas como seu nome, número do título de eleitor, zona eleitoral e seção eleitoral estão na página principal do aplicativo em “E-título”. O app também possui um QR Code para validação na sua zona eleitoral.

Caso tenha feito o cadastro da sua biometria, sua foto vai aparecer no aplicativo junto às outras informações. Se ainda não fez a inclusão da impressão digital no sistema da Justiça Eleitoral, o app não incluirá uma imagem. Por isso, para votar com o e-Titulo, você deverá apresentar também um documento com foto.

Como emitir certidão de crimes eleitorais

No campo “Mais Opções”, localizado em no canto inferior esquerdo, é possível encontrar outros recursos, inclusive a certidão “Nada consta criminal eleitoral”.

O documento serve para comprovar que o eleitor não possui nenhum registro relacionado a crime eleitoral. Ele pode ser emitido em um posto de atendimento ou pelo  E-título. Veja como fazer pelo app:

  1. Vá em “Mais opções”
    Selecione “Mais opções” no canto inferior esquerdo;
  2. Emita sua certidão
    Clique em “Nada consta criminal eleitoral”; para salvar, clique no ícone de compartilhamento, no canto superior da tela, e escolha a pasta desejada.certidão de crimes eleitorais

Pelo aplicativo, também é possível justificar seu voto e emitir a guia de pagamentos de débitos eleitorais

Por fim, é importante ressaltar que o e-Título ainda conta com um campo de notificações em que a Justiça Eleitoral compartilha diversas informações sobre o processo eleitoral no país, alerta sobre fake news e mais funções.

Aproveite a praticidade do aplicativo para esclarecer as dúvidas sobre sua situação eleitoral com facilidade e para justificar seu voto sem precisar ir até uma seção eleitoral, caso não possa votar.

Por que não consigo baixar o app?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o e-Titulo não está disponível em celulares Android com versões inferiores a 6.0, pois estes estão mais vulneráveis a softwares maliciosos. Assim, se não conseguir baixar o app, confira a versão do sistema operacional para confirmar se é este o problema.

O título de leitor impresso continua valendo?

Sim, o título de eleitor impresso continua valendo, mas lembre-se que para votar com ele é necessário apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).

Com informações: TSE

Esse conteúdo foi útil?

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque