Google expande acesso ao sistema operacional Fuchsia

Sistema de código aberto do Google deverá rodar em todo tipo de dispositivo, incluindo os relacionados à Internet das Coisas (IoT)

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fuchsia (Imagem: Ron Amadeo/Ars Technica)
Google Fuchsia (Divulgação/Google)

O Google parece estar intensificando seus esforços no Fuchsia, sistema operacional de código aberto – um tanto quanto misterioso – descoberto em 2016. A empresa já contou alguns detalhes sobre a plataforma no último ano, mas raramente comenta oficialmente sobre o projeto. Agora, porém, a companhia está expandindo o acesso ao desenvolvimento do OS e buscando feedbacks de usuários.

Com um novo rastreador de bugs aberto ao público e listas de discussão para desenvolvedores, o Google está oferecendo mais ferramentas para que pessoas externas à empresa possam contribuir com o projeto. A empresa também disponibilizou um roadmap técnico do sistema.

Desenvolvedores dispostos a contribuir com a construção do novo OS podem baixar o código-fonte do Fuchsia. O Google reafirma que busca por pessoas dispostas a colaborar com a plataforma priorizando a segurança, capacidade de atualização e o desempenho.

Engenheiros e programadores podem utilizar um emulador caso não tenham um hardware compatível com o sistema (como o Pixelbook) – a empresa lançou um manual detalhado para ajudá-los nesse processo.

Fuchsia pode ser um substituto para o Android?

No passado, alguns rumores sugeriam que o primeiro dispositivo comercial com o OS seria lançado em 2021, iniciando um processo de substituição do Android em smartphones que levaria cerca de cinco anos para ser concluído.

Bom, ao que tudo indica, saberemos se a previsão irá se confirmar em pouco tempo, já que o ano de 2021 está logo ali.

Cabe lembrar ainda que, em 2019, o Google chegou a declarar que o Fuchsia não teria a intenção de substituir o Android ou o Chrome OS. A empresa afirmou que a plataforma seria um projeto experimental capaz de rodar em todo tipo de dispositivo – inclusive em IoT.

Com informações: Google, Engadget e 9To5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados