Dell anuncia notebooks com bloqueio automático de webcam

O mecanismo automático para cobrir a webcam dos Dell trabalha em sincronia com programas de reunião como Zoom e Google Meet

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dell Latitude 9420 (Imagem: divulgação/Dell)

Dell Latitude 9420 (Imagem: divulgação/Dell)

Com poucos dias antes do início oficial da CES deste ano, a Dell resolveu divulgar alguns de seus lançamentos para a feira, com destaque para a linha Latitude 9000 de computadores portáteis. Além de componentes mais recentes, eficientes e algumas mudanças no design, um recurso chama atenção e ele está em uma espécie de porta automática para a webcam, chamada de SafeShutter.

Convenhamos que o lançamento de notebooks tende a não ser tão empolgante assim, já que as novidades gostam de circular apenas em um processador mais veloz, junto de SSD no lugar do HD e é isso. Os novos Dell Latitude da série 9000 estariam neste barco, não fosse uma porta capaz de bloquear fisicamente o sensor da webcam do portátil.

A ideia desta porta envolve uma sincronia entre o programa de reuniões, como Zoom, Google Meet ou Skype, e o computador. A porta faz o trabalho de cobrir fisicamente a webcam quando ela não está em uso, unindo forças com controles manuais para desativar o microfone quando necessário. Com isso, o SafeShutter quer ajudar o funcionário mais desatento, aquele que coloca uma fita adesiva neste sensor, só que esqueceu de fazer isso na última chamada de vídeo.

Notebooks Latitude 9000 da Dell contam com 5G

Por dentro os modelos desta linha, divididos no 9420 e 9520, podem ser configurados com a décima primeira geração de processadores Intel Core i7 vPro, com carcaça para trabalhar no formato tradicional de um notebook e tela de 14 polegadas Full HD (1.920 x 1.080 pixels), ou então no 2 em 1 com display de 2.560 x 1.600 pixels, sendo que este segundo uso pode receber um modem Qualcomm Snapdragon X20 para conexão 4G e X55 para 5G.

Outros detalhes podem ser configurados, entregando até 32 GB de RAM e espaço interno de até 1 TB de SSD NVMe em porta PCIe. Os preços para o Dell Latitude 9420 iniciam em US$ 1.949 e as vendas começam no segundo trimestre deste ano. Ainda não existem preços oficiais para o 9520, mas ele chega ao mercado corporativo junto de seu irmão e com o mesmo mecanismo para a webcam.

Se você tem uma empresa que precisa gastar menos em um computador portátil para o trabalho, a Dell também renovou outros modelos menos parrudos da linha Latitude. Os mais simples ficam no Latitude 5000 com 13,3, 14 e 15,6 polegadas, todos com processadores Intel Core vPro de décima primeira geração, mas sem o SafeShutter ou conexão com redes móveis.

Um passo acima ficam os Latitude 7000, com destaque para o 7520 que trabalha com tela de 15,6 polegadas. A RAM por aqui, mesmo em outras versões como 7320 e 7420, pode chegar até 32 GB, a webcam ganhou melhorias na qualidade e no software para lidar com ambientes pouco iluminados, mas o 5G fica de fora. Só é possível configurar esta linha com 4G. Por aqui o bloqueio da webcam deixa de ser automático e funciona de forma manual.

Os Latitude 5000 começam em US$ 999 e o lançamento está marcado para o dia 12 de janeiro. Esta é a mesma data marcada para a chegada dos Latitude 7000, custando um pouco mais. Não existe previsão de lançamento dos novos notebooks Dell no Brasil.

Com informações: The Verge e Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados