Nintendo deve lançar novo Switch com 4K em 2021, preveem analistas

Alguns analistas também acreditam que o Nintendo Switch continuará estrelando como o console mais vendido do ano para 2021

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nintendo Switch (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)
Nintendo Switch (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Não foi no ano passado, mas provavelmente em 2021 teremos o primeiro console da Nintendo capaz de entregar imagens em 4K e ele será uma versão atualizada do híbrido Switch. A promessa vem de alguns analistas com suas falas em um documento de previsões para todo este ano, divulgado pela GamesIndustry.biz.

O Nintendo Switch é o único console da atual geração que não consegue trabalhar com imagens acima do Full HD (1080p, ou 1.920 x 1.080 pixels), um detalhe que não fez dele um fracasso, muito pelo contrário. O início da pandemia de COVID-19, junto do lançamento de Animal Crossing: New Horizons, ajudaram as vendas do videogame da Big N e colocaram o gadget no primeiro lugar das listas de 2020. Mesmo com o aparelho no mercado desde 2017, o que significa mais ou menos o meio de sua vida.

Este cenário pode mudar em 2021, ao menos quando falamos da resolução dos games rodando neste aparelho. É o que acredita Piers Harding-Rolls, listando um novo Switch no mercado para este ano, mas sem mencionar o nome “Switch Pro” que vem aparecendo em vários boatos há algum tempo.

Dr. Serkan Toto, da Kantan Games, também aponta suas fichas para este “dispositivo 4K” da Nintendo. O analista seguiu seu colega e parou de mencionar este console com o sufixo “Pro” – que estava em sua previsão para 2020, o que não aconteceu de verdade.

De fato, nada novo da Nintendo apareceu em 2020 e o único hardware lançado pela empresa desde 2017 foi o Switch Lite, chegando ao mercado no segundo semestre de 2019. Este, diferente do que se espera da provável versão com 4K para 2021, é teoricamente menos poderoso, menor, oferece mais opções de cores para a carcaça, não permite a retirada dos Joy Cons, nem mesmo tem o HD Rumble e foca somente no uso portátil do híbrido.

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Mesmo sendo menos potente, já que ele não precisa trabalhar com imagens acima de 1280 x 720 pixels da resolução nativa de sua tela, o Switch Lite roda basicamente os mesmos jogos lançados para o modelo anterior.

Nintendo Switch continuará reinando em 2021

As vendas do Switch em 2020 foram tão boas, que analistas acreditam que a Nintendo ainda estará no primeiro lugar em 2021. “Apesar do lançamento dos consoles PlayStation 5 e Xbox Series, será o Nintendo Switch que acabará vendendo a maior parte das unidades de hardware em 2021”, comenta Mat Piscatella, analista na NPD.

“Darei um passo adiante e sugiro que isso seja adicionado por esforços promocionais e de conteúdo, e não pelo lançamento de um novo modelo”, completa.

“Todos que esperam o Switch perdendo a força em 2021 ficarão desapontados. O Switch será o console mais vendido neste ano, impulsionado por mais jogos exclusivos, uma atualização de hardware e o dispositivo que se desenvolveu em um produto de estilo de vida para o mercado durante 2020”, prevê Dr. Serkan Toto.

Atualmente o Nintendo Switch é o décimo segundo console mais vendido, com aproximadamente 68 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento. Acima dele estão todos os modelos do Nintendo 3DS, enquanto logo abaixo fica o Nintendinho – antecessor do SNES.

Com informações: GamesIndustry.biz e Slashgear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados