Galaxy S21 Ultra é lançado com S Pen e zoom óptico de 10x na câmera

Preço do Galaxy S21 Ultra começa em US$ 1.200; lançamento conta com processador Exynos 2100 (5 nm) no Brasil

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy S21 Ultra e S Pen (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy S21 Ultra e S Pen (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou o lançamento do Galaxy S21 Ultra 5G nesta quinta-feira (14), durante o Galaxy Unpacked 2021. O smartphone é o primeiro da linha Galaxy S a trazer compatibilidade com a caneta eletrônica S Pen. Um dos grandes destaques da ficha técnica é a câmera, que traz duas lentes teleobjetivas e faz fotos com zoom óptico de 10x.

De acordo com a Samsung Brasil, a versão do S21 Ultra que chegará por aqui conta com o chip Exynos 2100. Já a norte-americana, como acontece tradicionalmente, ostenta o Snapdragon 888. Conheça, nas linhas a seguir, todas informações sobre tela, bateria, cores e preço do Galaxy S21 Ultra.

Tela do Galaxy S21 Ultra permite 120 Hz em WQHD+

Pela primeira vez, os usuários de smartphones Samsung poderão tirar proveito da maior fluidez gráfica proporcionada pela taxa de atualização de 120 Hz em máxima resolução – isto é, em WQHD+ (3200 x 1440 pixels).

É claro que apenas testes práticos poderão determinar o quanto isso irá representar no consumo da bateria do smartphone – e se é realmente viável utilizar esse “combo” no dia a dia. Mas a Samsung se antecipa aos possíveis problemas ao oferecer uma taxa de atualização variável (de 10 a 120 Hz), o que é uma evolução em relação à geração anterior, e já estava presente no Galaxy Note 20 Ultra.

Desse modo, os usuários podem usufruir de transições suaves ao jogar ou executar tarefas que exijam uma maior taxa de atualização, e economizar bateria quando a situação for oposta. Cabe ressaltar ainda que, nos modelos menos robustos, S21 e S21+, essa taxa varia de 48 a 120 Hz.

Galaxy S21 Ultra nas cores preto e prata (Imagem: Divulgação/Samsung)

Galaxy S21 Ultra nas cores preto e prata (Imagem: Divulgação/Samsung)

O display de 6,8 polegadas com bordas curvas também recebe melhorias em brilho, atingindo 1.500 nits, o maior nível já visto em um celular Galaxy. A Samsung também afirma que o contraste está 50% melhor em relação à linha Galaxy S20.

O Galaxy S21 Ultra tem traseira em vidro e conta ainda com proteção Gorilla Glass Victus, que já se mostrou bastante resistente com o Galaxy Note 20 Ultra. Há versões nas cores preto e prata, mas é possível escolher cores customizadas sob demanda.

Uma nova casa para a S Pen

Ao longo do último ano, muitos rumores sobre o fim da linha Galaxy Note deixavam uma grande questão no ar: para onde irá a S Pen, caso a série seja realmente descontinuada? Agora, parece que temos uma resposta – ainda que nenhum anúncio oficial tenha sido feito sobre o fim da outra linha.

A questão é que o S21 Ultra, com todas as suas 6,8 polegadas de tela, é um prato cheio para aproveitar os recursos de produtividade da canetinha, que agora é compatível com o modelo mais robusto da série Galaxy S. Isso quer dizer que o modelo convencional e “Plus” não suportam a stylus, já o Ultra aceita qualquer versão da caneta, mas não suporta funções remotas.

Galaxy S21 Ultra e capa com entrada para S Pen

Galaxy S21 Ultra e capa com entrada para S Pen (Imagem: Divulgação/Samsung)

Diferentemente do que acontece com a linha Note, não há um compartimento para a S Pen no corpo do Galaxy S21 Utra, e ela não vem inclusa na caixa. É possível guardar a caneta em uma capa apropriada, que também é vendida separadamente.

Câmeras ainda melhores

Quatro lentes ocupam a traseira do Galaxy S21 Ultra. O sensor principal tem 108 megapixels, e usa tecnologia que combina até nove pixels em um para capturar mais luz, fornecendo imagens definidas mesmo à noite ou em ambientes escuros.

Além disso, há uma lente ultrawide de 12 MP, para fotos de paisagens ou que exijam uma maior angulação, e duas lentes telefoto, que combinam zoom óptico de 3x a 10x e sensores Dual Pixel para imagens mais nítidas a grandes distâncias.

A fabricante ressalta ainda o recurso Video Snap, que permite extrair imagens de alta resolução de vídeos gravados em 8K, para que você não perca nenhum momento importante. A gravação em 4K está disponível em todas as lentes, inclusive a frontal, que conta com sensor de 40 MP.

Galaxy S21 Ultra tem câmera quádrupla traseira

Galaxy S21 Ultra tem câmera quádrupla traseira (Imagem: Divulgação/Samsung)

Desempenho e bateria

A versão brasileira do Galaxy S21 Ultra utiliza o processador Exynos 2100, fabricado em processo de 5 nm, que promete desempenho gráfico 40% maior.

As especificações incluem oito núcleos, sendo um deles de alto desempenho, baseado no ARM Cortex-X1, chegando a 2,9 GHz. Já a GPU é a Mali G-78.

O chip também conta com um novo processador neural (NPU) para tarefas com inteligência artificial. O componente é capaz de realizar 26 trilhões de operações por segundo.

O Exynos 2100 vem com modem 5G integrado, que suporta tanto as frequências sub-6 quanto ondas milimétricas (mmWave).

Linha Galaxy S21

Linha Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

De acordo com a Samsung, o chip também é mais eficiente e consome 20% menos energia. Uma boa notícia, tendo em vista os muitos potenciais “vilões” que podem sugar a bateria de 5.000 mAh rapidamente (como o 5G e tela de 120 Hz).

E por falar em bateria, a marca promete até 50% de carga em apenas 30 minutos junto à tomada. Vale lembrar que, como adiantamos com exclusividade, o carregador não vem incluso na caixa – a justificativa, seguindo a tendência da Apple e Xiaomi, é relacionada à preservação ambiental.

O S21 Ultra conta ainda com sensor ultra wideband (UWB), que abre diversas possibilidades aos usuários, no futuro. A fabricante ressalta alguns benefícios, como o destravamento de portas de carro utilizando o smartphone e o uso do SmartThings Find para buscar objetos perdidos, como os Galaxy Buds ou o Galaxy Watch.

Galaxy S21 Ultra: preço e disponibilidade

O Galaxy S21 Ultra foi apresentado nesta quinta-feira, 14, e já está disponível para encomendas no mercado internacional. Ele chega às lojas, no exterior, em 29 de janeiro. Os preços, nos Estados Unidos, começam em US$ 1.199,99.

Ainda não há informações sobre data e preço de lançamento do smartphone no Brasil.

Ficha técnica do Galaxy S21 Ultra

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas WQHD+ (3200 x 1440 pixels), HDR10+, 20:9, 120 Hz, Gorilla Glass Victus, brilho máximo de 1.500 nits, compatível com S Pen
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888 / Exynos 2100
  • Memória RAM: 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Câmera traseira:
    • Principal: 108 MP, f/1,8, 79º, 24 mm, OIS
    • Ultrawide: 12 MP, f/2,2, 13 mm, 120º, AF
    • Teleobjetiva 1: 10 MP, f/2,4, 35º, 72 mm, OIS
    • Teleobjetiva 2: 10 MP, f/4,9, 10º, 240 mm, OIS
  • Câmera frontal: 40 megapixels, f/2,2, 80º, 25 mm, AF
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga rápida, recarga sem fio e carregamento reverso (Wireless PowerShare)
  • Sistema operacional: Android 11, One UI 3.1
  • Conectividade: porta USB-C, 4G, 5G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6E, GPS e NFC
  • Mais recursos: leitor de impressões digitais sob a tela, certificação IP68 e ultra wideband (UWB)
  • Dimensões: 75,6 × 165,1× 8,9 mm
  • Peso: 228 gramas
  • Cores: prata e preto

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados