Samsung anuncia Exynos 2100 com mais desempenho e 5 nm para o Galaxy S21

Samsung Exynos 2100 tem modem 5G integrado, 40% mais performance gráfica e pode superar Qualcomm Snapdragon 888

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

A Samsung anunciou nesta terça-feira (12) os detalhes do Exynos 2100, seu novo chip para smartphones premium que promete 40% mais desempenho gráfico e traz um núcleo personalizado com processo de fabricação em 5 nanômetros para competir com o Snapdragon 888. A empresa ainda não confirma oficialmente, mas este é o processador que deverá equipar os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.

Exynos 2100 consome 20% menos energia, diz Samsung

O Exynos 2100 foi anunciado em um evento próprio transmitido pela internet, algo incomum para um chip da Samsung, que costuma ser revelado sem grandes cerimônias. A própria apresentação teve um tom de pedido de desculpas, mostrando comentários de usuários que se diziam desapontados com os processadores anteriores da Samsung e terminando com a chamada “Exynos is back” (“Exynos está de volta”).

O novo chip potente da Samsung tem uma CPU octa-core, com direito a um núcleo de alto desempenho de 2,9 GHz baseado no ARM Cortex-X1, uma solução para fabricantes que buscam desenvolver chips mais personalizados e que também foi adotada pela Qualcomm no Snapdragon 888. O cérebro é formado por mais três núcleos Cortex-A78 e quatro Cortex-A55 que prometem 30% mais desempenho em comparação com o Exynos 990 do Galaxy S20.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

No chip gráfico, que é a Mali-G78 de 14 núcleos, a promessa de aumento de desempenho é de mais de 40% em relação à geração passada. E há um novo processador neural (NPU) dedicado para tarefas de inteligência artificial que chega a 26 trilhões de operações por segundo (TOPS), o que curiosamente é o mesmo número prometido pelo chip da Qualcomm.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Por ser fabricado em um novo processo de 5 nanômetros, o Exynos 2100 pode oferecer 20% menos consumo de energia ou 10% mais desempenho geral em comparação com os antigos chips de 7 nm. A Samsung também incluiu uma tecnologia batizada de Amigo, que analisa e otimiza o consumo da CPU, GPU e outros componentes do chip para aumentar o tempo de tela dos celulares.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

5G integrado e câmeras mais poderosas

O Exynos 2100 também é o primeiro chip premium da Samsung com modem 5G integrado. O componente suporta tanto frequências abaixo de 6 GHz (sub-6) quanto as ondas milimétricas (mmWave), podendo atingir velocidades de download de até 5,1 Gb/s ou 7,35 Gb/s nas respectivas faixas. Ele também pode se conectar a redes 4G LTE com taxas de até 3 Gb/s.

Além disso, o processador de sinal de imagem (ISP) foi aprimorado para suportar câmeras de até 200 megapixels e gravação em 4K a 120 fps. O chip pode se integrar a seis câmeras individuais e processar os dados de até quatro delas simultaneamente, o que abre espaço para novos recursos de fotografia e filmagem. Essa capacidade também permite melhorar as fotos ultrawide e o desempenho do zoom, segundo a Samsung.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Quando chega?

De acordo com a Samsung, o Exynos 2100 está atualmente sendo fabricado em massa. É esperado que os primeiros celulares com o novo processador sejam o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra. Tradicionalmente, a Samsung vende aparelhos das linhas Galaxy S e Note com Snapdragon mais recente em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, deixando o Exynos para o resto do mundo, incluindo o Brasil.

Em anos anteriores, o chip da Samsung foi criticado por gastar mais energia e oferecer um desempenho ligeiramente menor em relação ao Snapdragon equivalente. As expectativas do Exynos 2100 estão mais altas: além do evento dedicado para revelar o processador, vazaram benchmarks sugerindo que ele está mais rápido que o Snapdragon 888, ao menos em testes de CPU. Agora vai?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados