Twitter Spaces com grupos de áudio chega ao Android

O Twitter Spaces chegou ao Android, mas em beta bastante fechado e sem a possibilidade de iniciar um grupo na rede social

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter Spaces no Android (imagem: divulgação/Twitter)

Twitter Spaces no Android (imagem: divulgação/Twitter)

O Twitter anunciou nesta terça-feira (2) que começou a liberar o Spaces para usuários que escolheram o lado Android da Força. O recurso até chegou a aparecer para apenas escutar a conversa em áudio, mas agora a experiência será ainda mais próxima ao que já existe para os donos de iPhones, iPods Touch e iPads.

Se você ficou animado para ter uma alternativa mais aberta ao Clubhouse no Android, calma lá que o Spaces no Twitter ainda está testando sua chegada no sistema operacional móvel do Google. De qualquer forma, por mais próxima que possa ser a experiência ao que existe no iOS, usuários do robô verde ainda não conseguem abrir uma nova sala – eles só podem entrar em alguma já existente.

O Spaces é a resposta do Twitter para o sucesso que é o Clubhouse, mas ambos começaram limitando usuários ao aparecerem primeiro para quem tem um iPhone ou outro gadget rodando o iOS.

O funcionamento dos dois é muito semelhante. No Twitter Spaces o usuário pode criar um grupo de bate-papo por voz, com pessoas que entram livremente ao notarem o destaque para este conteúdo na barra dos Fleets – os stories do microblog. O direito de fala pode ser moderado dentro de cada sala, permitindo que todos se expressem ao mesmo tempo (que zona!) ou garantindo este protagonismo apenas ao orador e seus convidados.

Nos grupos do Twitter Spaces, Android não tem limitação

No Android, assim como no iOS, o usuário poderá entrar no Spaces a partir de um link compartilhado na timeline da rede social ou em mensagens diretas mesmo, além do destaque já falado para a barra superior da interface, nos Fleets. Neste local o ícone com a foto de perfil do anfitrião ocupa mais espaço e ganha contorno em cor roxa.

Uma vez dentro do grupo, quem está no Android pode ser tanto orador como apenas um dos ouvintes, podendo até mesmo reagir ao que é falado com emojis. Por enquanto o Twitter Spaces ainda está em fase de testes com apenas alguns usuários, desde que eles estejam rodando a versão beta do próprio Twitter – disponível na Play Store.

Ainda não existe data concreta para o lançamento do Spaces para todos os usuários de Android, mas eu acredito que o Twitter esteja trabalhando duro para isso acontecer antes do pessoal responsável pelo Clubhouse fazer a mesma coisa – eles também prometeram suporte para o sistema do Google.

Com informações: Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados