Windows 10 força instalação do October 2020 Update em PCs com versão antiga

Microsoft afirma que utiliza aprendizado de máquina para saber o melhor momento para o update, mesmo em atualização forçada

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

A Microsoft anunciou que forçará a atualização de alguns computadores ainda equipados com versões antigas do Windows 10. O objetivo é colocar os PCs com software já defasado dentro da versão 20H2 do sistema operacional, aumentando assim sua base de dispositivos instalados.

A atualização do Windows 10 é um serviço indolor e rápido para alguns, enquanto para outros é uma tarefa complicada e muito demorada. Juntando isso, com relatos de problemas em alguns updates liberados pela Microsoft, muitos usuários insistem em não baixar patches e packs distribuídos gratuitamente pelo Windows Update.

Para diminuir o número de pessoas que ainda rodam alguma versão defasada do Windows 10 e que já está chegando no fim da vida útil (EOS, ou end of service em inglês), a Microsoft atuará de modo forçado na atualização que leva o PC para o pacote de outubro, também conhecido como 20H2 e que foi liberado para todos os usuários a partir do dia 20 de outubro do ano passado.

Para evitar consumidores reclamando da atualização chegando de modo forçado, a Microsoft afirma que utiliza dados coletados por aprendizado de máquina para saber o momento ideal da instalação.

“Nós continuaremos o treinamento de nosso aprendizado de máquina em todas as fases para distribuir novas versões do Windows 10 de forma inteligente, e entregar uma experiência de atualização tranquila,” comenta a Microsoft em nota.

Update do Windows 10 contém problemas conhecidos

Mesmo com inteligência artificial pensando a partir de dados encontrados pelo aprendizado de máquina, a Microsoft sabe que problemas de compatibilidade podem aparecer pelo caminho. Estes obstáculos ainda fazem o update de outubro do Windows 10 não aparecer para algumas pessoas, mesmo na fase de atualização automática e forçada.

Outros problemas no software também podem aparecer e alguns deles já são conhecidos pela empresa. Ela lista quatro deles, sendo o primeiro impedindo a abertura de alguns jogos feitos com Direct3D 12 quando utilizam recursos do Discord. Outros dois envolvem drivers de áudio.

O quarto e último afeta métodos de entrada para o Furigana, que pode não funcionar corretamente em aplicativos para o Windows 10. Nenhum destes quatro problemas foram corrigidos até então, mas a falha nos games pode ser solucionada quando o jogador desativa o overlay do Discord sobre o jogo – isso não é bem uma solução, mas já vale.

Se você está no grupo de usuários com computador rodando uma versão desatualizada do Windows 10, é bom pegar o café e se preparar para o update chegar. A Microsoft afirma que deve liberar o download do pacote cumulativo aos poucos, durante as próximas semanas.

Por conta deste update em ondas, algumas pessoas podem não encontrar a atualização quando clicam no Windows Update. É só esperar, já que se algum problema de compatibilidade de hardware for encontrado, o sistema operacional avisará o usuário.

Com informações: Microsoft e BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados