Apple marca WWDC 2021 para 7 de junho e deve revelar iOS 15

Versão virtual da WWDC pode ter iOS 15, sucessor do macOS Big Sur e talvez os óculos de realidade aumentada da Apple

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos
Apple Worldwide Developers Conference 2021 (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Worldwide Developers Conference 2021 (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple anunciou nesta terça-feira (30) que sua conferência anual para desenvolvedores está marcada para 7 de junho. Assim como a edição passada, a WWDC 2021 será realizada em formato totalmente virtual e deverá trazer novidades de software: podemos esperar os primeiros recursos oficiais do iOS 15, macOS (12?) e watchOS 8.

A WWDC 2020 foi a primeira edição realizada virtualmente, em meio à pandemia de coronavírus. O evento revelou novas versões do iOS, macOS e watchOS, mas a notícia mais importante foi a transição de arquitetura nos Macs, que passaram de chips Intel para Apple Silicon. Todo o conteúdo foi liberado gratuitamente, tornando a conferência mais acessível; o ingresso para a edição física, na Califórnia, custava US$ 1.600.

Futuro do iOS, macOS e mais na WWDC 2021

Para este ano, a Apple promete “uma visão única sobre o futuro do iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS”. Além do keynote principal, tradicionalmente realizado no primeiro dia pelo CEO Tim Cook e os principais executivos, haverá sessões online até 11 de junho para os desenvolvedores que quiserem se aprofundar nos frameworks e tecnologias da companhia.

Novo MacBook Air com Apple Silicon (Imagem: Divulgação/Apple)

Novo MacBook Air com Apple Silicon (Imagem: Divulgação/Apple)

Embora a WWDC seja centrada em software, é possível que haja novidades de hardware, com foco na transição para o Apple Silicon. Pelo cronograma divulgado no ano passado, a Apple tem até 2022 para migrar sua linha de Macs para ARM, incluindo máquinas de alto desempenho, como o iMac Pro. A transição anterior, de PowerPC para Intel, tinha a mesma estimativa de dois anos para ser completada, mas aconteceu em apenas 210 dias.

Além disso, se os rumores do tal headset de realidade aumentada da Apple para 2022 forem verdadeiros, é provável que Tim Cook dê uma prévia do gadget durante a conferência, já que os desenvolvedores precisam planejar seus apps para o novo formato. (Será que os óculos naquela primeira imagem de divulgação querem dizer alguma coisa?)

O Swift Student Challenge, que também aconteceu em 2020, volta à WWDC 2021: estudantes poderão aplicar seus conhecimentos de programação para criar conteúdo no Swift Playgrounds, app para iOS e Mac que ensina o básico da linguagem Swift. As inscrições podem ser feitas nesta página, até 18 de abril.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados