Emulador para Android roda jogos do Nokia N-Gage e Symbian

O emulador é capaz de rodar boa parte dos games lançados para o N-Gage, mas precisa de arquivos do próprio Symbian para isso

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Emulador roda jogos e apps do N-Gage no Android (Imagem: divulgação/Play Store)
Emulador roda jogos e apps do N-Gage no Android (Imagem: divulgação/Play Store)

Um emulador apareceu na Play Store com nome de EKA2L1 e a promessa de levar a experiência de um Symbian para a tela de um smartphone ou tablet Android. O aplicativo também é capaz de rodar alguns jogos lançados originalmente para o N-Gage, como Crash Bandicoot Nitro Kart 3D, Assassin’s Creed e The Sims 2 Pets.

Se você tem a oportunidade de comprar um smartphone gamer neste momento, precisa agradecer ao que pensou a Nokia no começo deste século, quando criou o N-Gage. O aparelho era um celular com o sistema operacional Symbian 6.1 (Series 60) e que tinha um visual muito parecido com o Game Boy Advance da Nintendo, mas com capacidade gráfica e tela menores.

Ele era tão focado em jogos, que utilizava controles físicos em ambos os lados do display, presente no meio do aparelho – exatamente como faz o agora Nintendo Switch. Para fazer ligação, bastava colocar a parte superior no ouvido e conversar, mas este não era o seu maior problema, já que para trocar de fita o usuário era obrigado a remover a bateria do celular – pois é.

O N-Gage chegou a ganhar um modelo de segunda geração com algumas melhorias, como a possibilidade de trocar o game sem precisar desligar por completo o console. Mesmo assim este smartphone não vingou, mas deixou saudades em algumas pessoas que agora já podem reviver parte da experiência do gadget em um aplicativo para Android.

O emulador do N-Gage precisa de arquivos Symbian

Esta é uma das coisas que faz o EKA2L1, um emulador para abrir aplicativos e jogos desenvolvidos para o Symbian S60v1, S60v3 e S60v5 de dispositivos como o próprio N-Gage, além dos Nokias 5320 e 5800. O aplicativo não consegue simplesmente abrir os programas e games a partir do download da Play Store, é preciso encontrar os arquivos do sistema operacional para cada celular pretendido.

Não existe uma lista de games suportados, mas o próprio vídeo de demonstração do emulador mostra os seguintes nomes:

  • Crash Bandicoot Nitro Kart 3D
  • The Sims 2: Pets
  • Tomb Raider: Legend
  • 7 Days Salvation
  • Lament Island
  • Worms War Party
  • Assassin’s Creed
  • Stolen in 60 Seconds
  • Bounce Touch
  • Dalton the Awesome
  • Creebies
  • Rayman 3
  • The Elder Scrolls Travels: Shadowkey

Já as avaliações do emulador colocam mais nomes, como Tony Hawk’s Pro Skater, Pathway to Glory, Red Faction e até Call of Duty. Existe um planejamento para incluir suporte para jogos do N-Gage QD, como Age of Empires 3, Brothers in Arms, Metal Gear Solid Mobile e Tomb Raider Underworld.

Se você ficou animado com a novidade e está disposto a passar pelo trabalho para encontrar os arquivos do Symbian, o jogo e instalar tudo no smartphone, saiba que é necessário ter um celular rodando ao menos o Android 5, Lollipop junto de processador com instruções ARMv7 (v8 é recomendada), 2 GB de RAM e qualquer placa gráfica compatível com o OpenGL ES 3.0 ou superior.

Com informações: Android Authority.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados