Google Chrome 90 permite enviar texto destacado em páginas da web

Recurso para criar links que levam o usuário a texto destacado em páginas da web chega à versão estável do Google Chrome 90

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Chrome 90 recebeu uma nova ferramenta para criar links que levam o usuário diretamente a uma parte destacada de um texto. A novidade, que promete facilitar o compartilhamento de páginas da web com amigos, colegas de trabalho e afins, começou a ser liberada na versão estável do browser do Google nos últimos dias.

A função surge na versão estável depois de aparecer no Chrome Canary. Ao selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse, o usuário contará com o novo item “Copiar link para o conteúdo destacado”. Nesta opção, o navegador vai gerar um link e copiá-lo. Depois, é só colar em uma mensagem, por exemplo, para compartilhá-lo.

Ao acessar o link gerado pela ferramenta, o usuário será levado diretamente à parte do texto que foi selecionada. Além disso, o trecho será marcado por um grifo na cor amarela, para apontar ao destinatário a parte do conteúdo que merece atenção.

Durante os meus testes com o macOS Big Sur nesta segunda-feira (19), o recurso só funcionou ao acessar as páginas pelo Chrome e Microsoft Edge. No Brave, Firefox e Safari, o browser sequer rolou a página até o item selecionado. Em todos os casos, os navegadores estavam atualizados com as versões estáveis mais recentes disponíveis.

Texto destacado pelo novo recurso do Google Chrome (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Texto destacado pelo novo recurso do Google Chrome (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como criar links para trechos de textos no Chrome 90

Para utilizar o recurso, é preciso ter o Google Chrome 90 instalado. Mas, vale lembrar, nem todos os usuários receberam o recurso até o momento, como é o meu caso. Ainda assim, é possível forçar a ativação da nova função através do Chrome Flags. Saiba como habilitar a nova ferramenta do navegador a seguir:

  1. Verifique se há atualizações no navegador;
  2. Acesse “chrome://flags”, pela barra de endereços, e pesquise por “Copy Link To Text”;
  3. Ative o recurso ao alterar de “Default” para “Enable”;
  4. Reinicie o navegador.

Após a ativação, acesse alguma página da web e selecione a parte desejada do texto. Depois, clique com o botão direito do mouse e vá em “Copiar link para o conteúdo destacado”, para registrar o endereço na área de transferência. Por fim, é só colar o link em uma mensagem, publicação de rede social e afins para enviá-lo a outras pessoas.

Opção para criar link para o conteúdo destacado no Google Chrome (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Opção para criar link para o conteúdo destacado no Google Chrome (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: Engadget e XDA-Developers

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados