Windows 10 fará remoção obrigatória do Adobe Flash em julho

A Adobe recomenda a desinstalação do Flash para evitar ameaças de segurança; Microsoft lança calendário para remoção

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como acessar sites antigos com Adobe Flash Player (Imagem: VMware Arena/Divulgação)
Adobe Flash Player (Imagem: VMware Arena/Divulgação)

Após ser encerrado pela Adobe em janeiro, o Flash será removido de uma vez por todas do Windows. A Microsoft revelou seu planejamento para lançar a atualização que irá retirar de forma obrigatória o plugin do sistema e impedir que ele seja instalado novamente – isso acontecerá a partir de julho de 2021.

Com o encerramento total do suporte para o Flash, o software passa a representar uma ameaça ao sistema, já que pode ter vulnerabilidades exploradas por agentes mal-intencionados, comprometendo a segurança de dados sensíveis do usuário.

Desde janeiro, a Adobe impediu a reprodução de conteúdo em Flash no Flash Player, mas manter o plugin instalado também pode ser perigoso, por isso a empresa também recomenda que você o desinstale.

Para não contar somente com a boa vontade do usuário, a Microsoft quer tornar essa remoção obrigatória com a atualização KB4577586 para o Windows 10. Ela já está disponível para instalação manual, mas deve chegar a todos de forma gradual via Windows Update.

O processo já teve início, conforme noticiou o Tecnoblog em fevereiro. Segundo a Microsoft, a atualização KB4577586 também estará incluída no pacote de atualizações opcionais do Windows 10 em junho e, finalmente, em julho, entrará em um pacote obrigatório para Windows 10 1507 e posterior, Windows Serve 2012 e Windows 8.1.

Windows 10 21H1 removerá Flash Player automaticamente

Usuários que instalarem a próxima grande atualização do Windows, o Windows 10 May 2021 Update (21H1), também irão contar com a ferramenta que remove o Flash automaticamente. Na última semana, a Microsoft revelou que o update foi finalizado e será distribuído em breve para usuários em larga escala.

Além de correções de segurança, o Windows 10 May 2021 Update trará os seguintes recursos funcionais:

  • Suporte a múltiplas câmeras no mesmo computador para permitir que o Windows Hello use uma unidade externa (instalada à parte) como padrão (e não apenas a câmera nativa do equipamento);
  • Desempenho melhorado do Windows Defender Application Guard, especialmente nos tempos de abertura de documentos;
  • Desempenho melhorado do Windows Management Instrumentation Group Policy Service para oferecer suporte otimizado a atividades remotas (útil em tempos de home office).

Com informações: Bleeping Computer e Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados