Android 12 facilita uso de lojas de apps alternativas

Lojas de aplicativos de terceiros poderão atualizar softwares sem depender de confirmação prévia do usuário no Android 12

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
Celular Android (imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)
Celular Android (Imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)

O Android permite a instalação de outras lojas de aplicativos além da Google Play Store. Ainda assim, as plataformas alternativas precisam da confirmação prévia do usuário ao iniciar a atualização de algum software, por exemplo, o que não acontece com a loja do Google. Mas isto está prestes a mudar com a chegada do Android 12.

A novidade parte de uma promessa da própria companhia feita no ano passado. Em setembro, o Google disse que o sucessor do Android 11 contaria com modificações para facilitar o uso de outras lojas de aplicativos sem prejudicar a segurança do sistema. A gigante das buscas, no entanto, não especificou como isto aconteceria.

Os detalhes sobre a mudança surgiram meses depois na documentação para desenvolvedores do sistema operacional. O Android 12 traz um novo método para os parâmetros destinados aos pacotes que instalam novos aplicativos na plataforma (PackageInstaller.SessionParams). O recurso é conhecido como “setRequireUserAction”.

O método indica se a ação do usuário será necessária ou não para iniciar a instalação de um pacote. Quando habilitado, uma loja de apps poderá atualizar um aplicativo sem precisar de confirmações, por exemplo, assim como acontece com a Google Play Store e em lojas pré-instaladas. Mas existem alguns requisitos para que este processo ocorra.

Primeiro, é claro, o usuário precisa conceder à plataforma a permissão para a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Atualmente, esta é uma exigência para adicionar apps através de gerenciadores de arquivos, navegadores e afins. A autorização é controlada através das definições das configurações do sistema.

O aplicativo também precisa estar aderente ao novo método do sistema. Além disso, é necessário que o software utilize a API de nível 29 (Android 10) ou superior. O instalador ainda deve estar se atualizando ou atualizando um app que já estava instalado.

Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Google anuncia Android 12 com novo visual

O Google revelou as novidades do Android 12 nesta terça-feira (18), durante o Google I/O 2021. A atualização traz grandes modificações ao visual do Android graças ao Material You. A nova interface aplica cores baseadas no papel de parede em todo o sistema, alterações no design da central de notificações e mais.

As demais novidades ficam pelos incrementos em widgets e recursos de privacidade. Neste caso, o sistema pega emprestado recursos do iOS 14 que avisam se os apps acessaram os dados da área de transferência (clipboard) e se estão utilizando a câmera e microfone. O sistema também hiberna aplicativos pouco utilizados.

O Google liberou o Android 12 Beta para o Google Pixel 3 e modelos mais recentes no mesmo dia. Alguns celulares da Asus, Nokia, OnePlus, Oppo, Realme, Xiaomi e mais também poderão ter acesso antecipado ao sistema. A lista com os dispositivos elegíveis ao programa de testes estão disponíveis neste site: developer.android.com.

Com informações: SlashGear e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Repórter

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Relacionados