IA está reduzindo sobrecarga no sistema de saúde em cidades brasileiras

Plataforma de telemedicina usa chatbot para diagnosticar casos graves, moderados e leves da COVID-19; foram mais 24 mil pacientes atendidos

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chatbot de telemedicina ajudou o SUS em três cidades (Imagem: engin akyurt/ Flcikr)
Chatbot de telemedicina ajudou o SUS em três cidades (Imagem: engin akyurt/ Flcikr)

O Brasil vem enfrentando consecutivas ondas da COVID-19, que sobrecarregam o Sistema Único de Saúde  – responsável pela cobertura médica de 75% da população brasileira. Mas uma plataforma de telemedicina que usa IA, ou Inteligência Artificial, está ajudando o SUS a respirar ao detectar e diagnosticar casos moderados e leves da doença. O chatbot tem um nome humano: Laura. Foi criada pela startup de healthtech homônima com o objetivo de criar diagnósticos ágeis para infectados pelo novo coronavírus.

IA ajudou a diagnosticar 24 mil casos de COVID-19

O estudo foi conduzido por grupos de pesquisadores do Instituto Laura Fressatto (Curitiba), da PUCPR, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EASP) e publicado nesta quinta-feira (17) pela revista científica Frontiers In Digital Health. A plataforma de telemedicina e a Laura foram usadas em três cidades: Curitiba (PR), São Bernardo do Campo e Catanduva (SP).

Os pesquisadores observaram que, das 130 mil interações com o chatbot e mais de 24 mil pacientes que completaram a triagem virtual, quase metade (45%) tinham sintomas leves de COVID-19, e um terço (33%) foram classificados como casos médios. Apenas 14% dos pacientes estavam em estado grave da doença.

Através da triagem virtual, o SUS agiu de forma mais coordenada e eficiente, segundo os pesquisadores. Os dados que comprovam essa agilidade foram coletados nas cidades entre julho e outubro de 2020.

Telemedicina no Brasil - modalidades

Foto: Henrique Pochmann/Tecnoblog

Tecnologia pode universalizar acesso à Saúde

O nome por extenso do chatbot é Laura Care. Essa IA foi desenvolvida em abril de 2020, especialmente para combater os efeitos da pandemia de COVID nos hospitais brasileiros; e foi programada usando a tecnologia de Processamento em Linguagem Natural (NLP) via fonte aberta da Rasa, que oferece APIs com esse propósito.

A Laura foi integrada aos sistemas dos municípios que participaram do estudo; redes sociais como o WhatsApp e o Facebook criaram extensões para o uso do chatbot. Se um sintoma fosse detectado, o usuário era direcionado a uma página da web dedicada à triagem – um formulário com termos era oferecido ao usuário.

“O uso de inteligência artificial permitiu capacitar os atendimentos de telessaúde a ajudar a resolver esse gargalo, aumentando o acesso coordenado dos pacientes ao sistema de saúde, priorizando a recomendação de buscar um hospital apenas nos casos mais graves”, disse Adriano Massuda, pesquisador da FGV EAESP e um dos autores do estudo, à Agência Bori.

Os autores do estudo concluem que o combo de telemedicina com uso de IA pode levar à universalização do acesso à Saúde no Brasil. Com base nos resultados da pesquisa, os acadêmicos recomendam o investimento em uma política nacional de transformação na área — e a criação de chatbots médicos à nível municipal.

Com informações: Agência Bori e Frontiers in Digital Health

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados