Windows 11 tem truque para driblar requisito de módulo TPM em PCs

Microsoft abriu exceções para PCs que poderão rodar Windows 11 sem módulo de segurança TPM 2.0; veja como driblar requisito no seu computador

Felipe Ventura
Por

A Microsoft deixou vários usuários confusos na semana passada ao revelar que o Windows 11 exigirá TPM (Trusted Platform Module) para funcionar. No entanto, um documento oficial diz que, em alguns casos, ela vai liberar o sistema em PCs sem esse módulo de segurança. E já existem truques para driblar esse requisito.

Lenovo Legion 7 com Windows 11 (Imagem: Divulgação)

Lenovo Legion 7 com Windows 11 (Imagem: Divulgação)

O TPM é usado no Windows para criptografia de disco através do BitLocker, detecção de malware no boot, autenticação via Windows Hello, entre outros. Este criptoprocessador pode ser adicionado à placa-mãe ou pode estar integrado ao firmware (fTPM) de processadores Intel e AMD.

“Após a aprovação da Microsoft, computadores desenvolvidos pela fabricante com fins comerciais específicos, PCs montados sob demanda e sistemas para consumidores feitos com imagens personalizadas não precisam ser vendidos com suporte ativado ao TPM”, explica o documento com as especificações mínimas do Windows 11.

De acordo com o Tom’s Hardware, a Microsoft provavelmente abriu essa exceção para países que proíbem ou não usam os recursos de segurança do TPM. Isso inclui a Rússia e a China – esta última já recebe compilações especiais do Windows há anos. Ambos os países têm suas próprias tecnologias de criptografia.

Para que isso seja possível, a Microsoft deve ter uma imagem ISO especial que não exige TPM, ou um método para contornar essa exigência durante a instalação. Qualquer que seja o caso, a restrição começa a fazer um pouco menos de sentido.

Como instalar Windows 11 em PC sem TPM 2.0

E, como explica o Windows Latest, já é possível driblar a exigência do TPM na primeira prévia do Windows 11. O principal método requer apenas editar o Registro durante o processo de instalação.

Em computadores sem TPM, o instalador da Microsoft exibe este aviso: “este PC não pode rodar o Windows 11; este PC não atende aos requisitos mínimos de sistema necessários para instalar esta versão do Windows”.

Windows 11 impede instalação em PCs sem TPM (Imagem: Reprodução / Windows Latest)

Windows 11 impede instalação em PCs sem TPM (Imagem: Reprodução / Windows Latest)

Para contornar isso, basta fazer o seguinte:

  1. na tela com o aviso de incompatibilidade, pressione Shift + F10 para abrir o prompt de comando;
  2. digite regedit.exe e pressione Enter;
  3. vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup e crie uma nova chave com o nome LabConfig;
  4. na chave LabConfig, crie duas novas entradas:
    • BypassTPMCheck = dword: 00000001
    • BypassSecureBootCheck = dword: 00000001
  5. salve as alterações.

A mensagem com erro de compatibilidade não será mais exibida. Isso também ajuda a evitar a exigência do Secure Boot.

Há uma solução mais complexa, que envolve fazer uma mudança na mídia de instalação do Windows 11. Basicamente, você troca o arquivo appraiserres.dll na pasta Sources pela versão desse arquivo de uma ISO do Windows 10. Feito isso, você recria a imagem ISO usando uma ferramenta como o Rufus ou AnyBurn, e realiza a instalação.

Relacionados

Relacionados