Notícias Negócios

Apple é a maior cliente do Google Cloud com 8 milhões de terabytes na nuvem

Em 2021, a Apple gastou 50% a mais com despesas do Google Cloud em comparação com 2020; companhia se tornou cliente principal de uma de suas maiores rivais

Pedro Knoth
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Um dos maiores investimentos da Apple na área de armazenamento em nuvem cai direto no bolso de um dos principais rivais: o Google. A empresa registrou um aumento de 50% nos gastos com Google Cloud em comparação anual com 2020, disse um funcionário da companhia ao The Information.

Apple Store

Loja da Apple (Imagem: Bangyu Wang/Unsplash)

Apple gastou US$ 300 milhões com Google Cloud em 2021

Um dos focos da Apple é transferir mais serviços à sua divisão de armazenamento de nuvem, o iCloud. Cada vez mais usuários da marca usam a plataforma para guardar fotos e vídeos, o que aumenta a demanda por servidores capazes de suportar todo o volume de dados.

Quem ganha com isso é o Google Cloud, cujo maior cliente em nuvem é justamente a Apple. A empresa desembolsou US$ 300 milhões para que o Google administre 8 exabytes de dados — o equivalente a 8 milhões de TB.

O segundo maior cliente do Google Cloud é a startup dona do TikTok, a chinesa ByteDance, que tem um contrato de armazenamento de 500 petabytes, algo como 500 mil TB — montante de dados 16 vezes menor.

Apple ganhou até codinome dentro do Google

A pegada de dados da Apple é tão grande e de alta prioridade que o Google teria apelidado internamente o cliente de “Pé Grande”, segundo o The Information. A segurança dessas informações ainda é 100% responsabilidade da dona do iCloud, que maneja as chaves de segurança.

A Apple possui suas próprias instalações e bancos de dados ao redor do mundo. Mas se a demanda da companhia de gadgets e software é muito maior do que ela consegue aportar com seus servidores, faz sentido buscar ajuda de fora.

Mas ao negociar com o Google, a empresa fundada por Steve Jobs dá poder imenso a uma de suas principais competidoras. O próprio Tim Cook, CEO da Apple, durante o julgamento no caso Epic Games, disse que não considera o Google como rival. Em seguida, advogados do estúdio criador do game Fortnite mostraram um vídeo em que o executivo afirma que o Google compete no lado de “sistema operacional”.

Fonte: 9to5Mac

Pedro Knoth

jornalista

Pedro Knoth tem 23 anos, é jornalista formado pela FAAP e mora em São Paulo. Tem como paixão investigar assuntos relacionados a Tecnologia, Economia, Empreendedorismo e Política.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque