PagBrasil lança pagamentos online no débito sem módulo de segurança no PC

Débito Flash é o novo serviço da fintech brasileira PagBrasil que permite ao consumidor efetuar pagamentos online com cartão de débito de maneira mais simples e rápida

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A PagBrasil, fintech brasileira que oferece soluções de pagamentos digitais, anunciou que lançará neste mês de setembro a modalidade “Débito Flash”, que possibilita transações com cartões de débito em lojas virtuais de uma maneira mais rápida e simples. Até então, o usuário geralmente necessitava instalar em seu computador um módulo de segurança do seu serviço de internet banking para realizar esse tipo de operação.

O novo serviço é voltado a negócios online, que poderão oferecer a seus clientes um método a mais de pagamento e tão simples quanto transações com cartões de crédito. Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, disse em comunicado à imprensa que o Débito Flash é uma forma dos lojistas alcançarem um maior número de consumidores e aumentarem suas vendas.

“Existem mais de 130 milhões de cartões de débito ativos no Brasil. Isso representa um enorme potencial de vendas, pois permite que o comerciante alcance não apenas aquele consumidor que não possui cartão de crédito ou que não deseja comprometer o seu limite, mas também o cliente que não quer utilizar alternativas como boleto bancário ou Pix.”

Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil

O novo modelo de pagamento remove a necessidade de se instalar módulos de segurança de serviços bancários no computador para conseguir realizar compras online com cartões de débito. O consumidor também era geralmente redirecionado para uma página externa do banco emissor no checkout da compra, outro empecilho removido no Débito Flash.

Débito Flash busca ampliar opções de pagamento online

Segundo o PagBrasil, todo esse processo complexo resultava em baixas taxas de conversão, o que levava muitas lojas online a não oferecerem essa opção. Por isso, o novo serviço de pagamentos da empresa utiliza o protocolo 3DS2, que elimina o redirecionamento do cliente para a página do banco.

Para substituir todos os trâmites tradicionais envolvendo compras online com cartões de débito, o Débito Flash proporciona a validação da transação no checkout através de uma notificação no aplicativo do banco ou através da confirmação de um código enviado via SMS. “Isso torna a operação mais simples para o usuário, mas se mantém extremamente segura e com risco reduzido de fraude”, explicou Germer.

Representação do funcionamento do Débito Flash em um smartphone (Imagem: Divulgação/ PagBrasil)
Representação do funcionamento do Débito Flash em um smartphone (Imagem: Divulgação/ PagBrasil)

Do ponto de vista do consumidor, pagamentos online com cartões de débito podem deixar de ser complicados, uma vez que não é necessário deixar o ambiente da loja virtual para concluir a transação. Além disso, as alternativas de pagamentos via Pix ou boleto bancário também obrigam o usuário a abrir outro aplicativo para efetuar o pagamento.

A PagBrasil também revelou que o Débito Flash permitirá que navegadores armazenem os dados de cartões de débito, assim, como já ocorre hoje com a modalidade crédito, o usuário só precisa informar o CVV para confirmar o pagamento no desktop. “Ampliar a oferta de opções de pagamento estende a possibilidade de comprar online para milhões de brasileiros”, concluiu Germer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados