PayPal lança “super app”, com pagamentos, criptomoedas e mais

Apelidado de "super app", novo aplicativo do PayPal agrega uma série de ferramentas e serviços financeiros, como pagamentos de contas, poupança, criptomoedas e compras

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App do PayPal (Imagem: Brett Jordan/Pexels)

O PayPal anunciou nesta semana um novo aplicativo que vai agrega uma interface redesenhada, suporte para contas poupança, negociação de criptomoedas, lembretes de contas, mensagens diretas e muito mais. Enquanto o app antigo focava mais em pagamentos e transações, a grande atualização tenta trazer de tudo um pouco, tanto que a empresa de serviços financeiros o vem chamando de “super app”.

Conforme revelou a companhia em um comunicado à imprensa, a primeira versão desse aplicativo foi lançada oficialmente nos Estados Unidos, com planos de expansão para os próximos meses. No entanto, ainda não há uma data para o novo app chegar ao mercado brasileiro.

PayPal começa a competir com bancos digitais

A grande atualização oferece uma combinação de funcionalidades financeiras, incluindo depósitos diretos, pagamento de contas, carteira digital, transações ponto a ponto, ferramentas de compras, nova aba para criptomoedas e ainda mais novidades. A empresa também anunciou sua parceria com o americano Synchrony Bank para a criação de sua nova conta de poupança de alto rendimento, batizada de PayPal Savings.

Novo serviço PayPal Savings (Imagem: Divulgação/ PayPal)
Novo serviço PayPal Savings (Imagem: Divulgação/ PayPal)

Ainda que o PayPal em si não pretenda se tornar efetivamente um banco por completo, o novo aplicativo oferece uma gama de recursos que já competem diretamente com serviços de bancos digitais e os chamados “neobancos”, uma vez que também incluirá suporte para depósitos físicos diretos através de instituições parceiras, pagamentos de contas e outras necessidades financeiras cotidianas.

Além de já permitir o recebimento e envio de dinheiro, até mesmo internacionalmente, o novo aplicativo do PayPal introduz um recurso aprimorado de pagamentos de contas, permitindo que os usuários rastreiem, visualizem e paguem por serviços de milhares de empresas, incluindo TV, internet, seguros, cartões de crédito, telefone e outros.

O PayPal já permitia pagar contas nos Estados Unidos através de seu aplicativo desde o início do ano, mas de um número limitado de empresas e serviços. Agora, a companhia trará suporte para cerca de 17 mil cobradores. Além disso, usuários podem buscar por eles por meio de um sistema de pesquisa inteligente, definir lembretes para serem notificados sobre as próximas contas e programar pagamentos automáticos.

Essas contas podem ser pagas através dos fundos na conta do PayPal ou por qualquer fonte de financiamento que esteja vinculada ao aplicativo. Por meio de uma parceria com o Synchrony Bank, a companhia lançou também o PayPal Savings, que oferecerá uma conta de poupança de “alto rendimento” anual, de 0,40%

Nova interface de pagamentos do PayPal (Imagem: Divulgação/ PayPal)
Nova interface de pagamentos do PayPal (Imagem: Divulgação/ PayPal)

App expande ferramentas para criptomoedas

O “super app” do PayPal agora apresenta um painel personalizado que oferece uma visão geral da conta do cliente. Em “carteira”, os usuários gerenciam depósitos diretos e conectem fontes de financiamento como contas bancárias e cartões de débito e crédito. Enquanto em “finanças”, clientes têm acesso aos recursos voltados a criptomoedas, já disponíveis anteriormente, o que permite aos usuários comprar, armazenar e vender bitcoin (BTC), ether (ETH), bitcoin cash (BCH) e litecoin (LTC).

Enquanto o PayPal já oferecia a negociação de criptomoedas desde o final de 2020, a empresa foi acrescentando serviços ao longo dos meses. Em março deste ano, a companhia começou a liberar pagamentos com moedas digitais, enquanto em abril ganhou uma integração com a Coinbase, maior corretora de ativos digitais dos Estados Unidos.

Com o “super app”, usuários recebem uma aba inteira dedicada às moedas digitais, trazendo uma melhor visualização do balanço da conta em cada ativo e facilitando pagamentos e negociações.

Atualização do PayPal adiciona mensagens e compras

Outro novo recurso nessa atualização são as mensagens diretas que usuários podem enviar e receber dentro do app. O PayPal exemplifica que elas podem ser usadas para, por exemplo, solicitar pagamentos e agradecer por recebimentos. Além disso, esse sistema de comunicação está disponível diretamente entre pessoas físicas e entre clientes e comerciantes.

Novo aplicativo do PayPal traz compras, ofertas e cupons (Imagem: Divulgação/PayPal)
Novo aplicativo do PayPal traz compras, ofertas e cupons (Imagem: Divulgação/PayPal)

As mensagens também estão ligadas ao novo recurso de compras do PayPal, que é onde a empresa está usando a Honey, voltada para serviços de e-commerce, adquirida em 2019. Os principais recursos da subsidiária agora estão se tornando parte da experiência do app móvel do PayPal, incluindo ofertas personalizadas e recompensas exclusivas.

Os usuários do PayPal poderão encontrar descontos e ofertas dentro do aplicativo e, em seguida, comprar e realizar transações diretamente. Cupons podem ser salvos na carteira para uso futuro, para que possam ser aplicados ainda no aplicativo ou online. Há também um sistema de fidelidade, com possibilidade de ganhar chashback e crédito de compras do PayPal.

PayPal planeja ainda mais serviços

Além de todas as novidades introduzidas com o “super app”, o PayPal afirma que o novo aplicativo está preparando as bases para mais serviços e produtos a serem lançados nos próximos meses. No momento, o maior plano em andamento é entrar no mercado de investimentos, tentando rivalizar com plataformas como Robinhood ao trazer a capacidade de negociar ações e ETFs, por exemplo.

O grande aplicativo do PayPal ainda está sendo implementado gradualmente no mercado americano e alguns dos recursos ainda não estão totalmente disponíveis para uso imediato. O PayPal Savings, por exemplo, chegará “em breve”. Espera-se que o PayPal comece a expandir seu “super app” para outros países assim que ele se tornar completamente disponível nos Estados Unidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados