Samsung vai levar One UI do Android para PCs com Windows 11

Apps da Samsung para Windows terão design mais parecido com aplicativos da One UI para celulares e tablets com Android

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Samsung anunciou, nesta terça-feira (26), novidades a seus apps para Windows 11. A companhia vai levar os elementos da One UI, a interface do Android para celulares da marca sul-coreana, aos aplicativos para o sistema operacional da Microsoft através de uma atualização. A iniciativa visa manter o ecossistema Galaxy mais integrado.

A personalização chega sob o nome One UI Book 4. Através da nova interface para computadores, os programas da companhia para Windows vão ficar mais próximos dos aplicativos para Android. “Estamos levando a experiência de dispositivos móvel para a série Galaxy Book”, anunciaram durante a Samsung Developers Conference 2021.

A mudança afetará apps como o Samsung Notes e Galeria, por exemplo. Os dois aplicativos vão ganhar uma estética parecida com as soluções já presentes em celulares Samsung Galaxy com um novo menu, ícones e até pastas remodeladas. O programa de configurações da Samsung também será atualizado.

A nova interface será liberada para o Galaxy Book Pro 360, Galaxy Book Pro, Galaxy Book Flex 2, Galaxy Book e Galaxy Book Odyssey. Mas ainda não há informação sobre a disponibilidade da One UI Book 4 para outros computadores da Samsung.

Galeria da Samsung para Windows 11 sob a One UI Book 4 (Imagem: Reprodução/Samsung/YouTube)
Galeria da Samsung para Windows 11 sob a One UI Book 4 (Imagem: Reprodução/Samsung/YouTube)

Samsung detalha mudanças da One UI 4 para Android 12

A Samsung também revelou as novidades da One UI 4 para seus celulares no mesmo dia. Baseada no Android 12, a atualização vai personalizar as cores do sistema com base nos tons do papel de parede. Os widgets ainda terão cantos arredondados.

A atualização ainda foca em privacidade, graças ao novo painel e aos indicadores para avisar se um app está usando a câmera e o microfone. Também haverá melhorias em emojis e na Galeria, para garantir outros recursos para edição de fotos. A companhia ainda deve levar a RAM Plus para mais modelos com o update.

O Android 12 com One UI 4 está em testes desde setembro. Para ter acesso à versão experimental da interface, é preciso ter um Galaxy S21, S21+ ou S21 Ultra. O programa também está limitado a alguns países, como a Alemanha, China e Estados Unidos. A expectativa é de que a versão final comece a ser liberado aos celulares em breve.

Com informações: Android Authority e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados